
A Porter Airlines, do Canadá, maior cliente dos aviões da nova geração E2 da Embraer, iniciou nessa quarta-feira, 1º de fevereiro, os voos comerciais com seus primeiros dois jatos E195-E2.
Os aviões estavam sendo utilizados em diversos voos desde o dia 21 de janeiro, porém, apenas com tripulantes a bordo, para treinamento e homologação.
It’s time for takeoff! ✈️👀 Today, our new @embraer E195-E2 jets are taking their first passenger flights between @TorontoPearson, @yulaeroport and @FlyYOW.
— Porter Airlines (@porterairlines) February 1, 2023
Get ready to #actuallyenjoyeconomy and experience a new era of Porter. We can’t wait to have you onboard! pic.twitter.com/cp0wgDTpFs

Os voos inaugurais partiram do Aeroporto Toronto Pearson. O avião de matrícula C-GKQM realizou o voou PD-155, um serviço de 38 minutos até Ottawa, e o de matrícula C-GKQL realizou o PD-105, de 52 minutos até Montreal.


Um total de 50 unidades do E195-E2 foram encomendadas pela empresa canadense, que ainda tem mais 50 direitos de compra, totalizando até 100 exemplares, caso opte por exercer todos os diretos.
Além da estreia nas rápidas rotas no leste canadense, os primeiros voos em longa distância da Porter com os aviões brasileiros começam na próxima terça-feira, dia 7 de fevereiro, entre Toronto e Vancouver, na costa oeste. Além dos dois jatos acima descritos, outros 4 E195-E2 já foram entregues à Porter.
A companhia pretende implantar os E195-E2 para destinos populares de negócios e lazer em todo o Canadá, Estados Unidos, México e Caribe, partindo de Ottawa, Montreal, Halifax e Toronto Pearson.