Maior empresa de leasing de aviões do mundo, Aercap divulga dados dos negócios de 2021

A AerCap Holdings NV anunciou suas principais transações comerciais durante todo o ano e quarto trimestre de 2021. Dentre os destaques, a gigante do leasing aeronáutico comenta que concluiu a transação de compra da GECAS em 1º de novembro passado, tornando a AerCap a líder mundial da indústria em todas as áreas de leasing de aviação: aeronaves, motores e helicópteros.

Aengus Kelly, CEO da AerCap, disse: “Ao longo de 2021, vimos uma melhoria constante no desempenho do setor aéreo à medida que as fronteiras reabriam para viagens e o tráfego de passageiros aumentavam. Para a AerCap, isso se manifestou em um aumento do nível de atividade de transações devido à crescente demanda por aeronaves. Estou otimista de que veremos mais aumentos no tráfego de passageiros em 2022, à medida que a recuperação continuar”.

Transações de 2021

– A Aerocap captou financiamento de longo prazo de aproximadamente US$ 30,5 bilhões, incluindo US$ 24 bilhões no quarto trimestre para financiar a aquisição da GECAS.

– Assinou 311 contratos de locação.

– Completou 65 compras.

– Executou 62 transações de venda.

Específicas do quatro trimestre

Assinou 158 contratos de arrendamento, incluindo 19 aeronaves widebody e 92 aeronaves narrowbody, 27 motores e 20 helicópteros.

Concluiu 42 compras de 29 aeronaves (incluindo 16 aeronaves da Família Airbus A320neo, uma aeronave Airbus A220 e cinco aeronaves Boeing 737 MAX para o portfólio de aeronaves de propriedade da AerCap e 7 aeronaves para o portfólio de aeronaves gerenciadas), cinco motores e oito helicópteros.

Executou 30 transações de venda de 23 aeronaves (incluindo 5 aeronaves da Família Airbus A320, duas aeronaves da Família Airbus A320neo, cinco aeronaves Boeing 737NG, quatro Boeing 757, duas aeronaves Boeing 737 MAX e um Boeing 767-300ER do portfólio de aeronaves da AerCap e quatro da carteira de aeronaves administradas), quatro motores e três helicópteros.

Os números do ano completo e do quarto trimestre incluem transações da empresa combinada para o período após o fechamento da aquisição da GECAS em 1º de novembro de 2021. As transações anteriores ao fechamento são incluídas apenas as da AerCap de forma independente.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias