Maior frota do planeta: Um em cada cinco aviões civis estará na China até 2040

Foto: China Southern

A frota de aviação civil da China aumentará para 9.957 aeronaves até 2040 e se tornará a maior do mundo. A previsão foi divulgada pela China Commercial Aviation Corporation (COMAC) na quarta-feira passada e publicada pela agência chinesa Sina.

A prevê uma participação das aeronaves chinesas no volume total do mercado mundial será de 22% (uma em cada cinco aeronaves civis estará na China). Nos próximos 20 anos, mais de 9.000 novas aeronaves serão colocadas em operação na China, e seu valor de mercado ultrapassará US$ 1,28 trilhão. Atualmente, a frota de aviação civil da China tem cerca de 6.000 aeronaves.

Nos últimos anos, a China procurou reduzir a dependência de fabricantes estrangeiros de aeronaves. Em 30 de setembro, o jato de fuselagem estreita C919 desenvolvido pela COMAC recebeu a certificação após vários anos de testes de voo. Até o momento, a corporação recebeu pedidos de 28 companhias aéreas para 815 C919s, totalizando cerca de US$ 74 bilhões. Destas, 34 aeronaves foram adquiridas por clientes estrangeiros. 

Até o final deste ano, a primeira aeronave em série deve ser entregue à China Eastern, que assinou um acordo para a compra de cinco dessas aeronaves no outono passado.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias