Maior e mais estranha aeronave do mundo está prestes a voltar a voar

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Stratolaunch Systems

A mais estranha aeronave da atualidade, e também a maior do mundo em envergadura (distância entre as pontas das asas), está prestes a voltar a ganhar o céu.

Depois de ter feito seu primeiro voo de teste em abril de 2019, a empresa criadora do Stratolaunch logo passou por alterações em sua liderança corporativa e o diferente equipamento aéreo não mais saiu do chão.

Ao longo daquele ano, os rumores eram de que o projeto não seria mais levado adiante, porém, finalmente uma nova liderança foi conhecida em dezembro e uma nova etapa foi iniciada, porém, a passos lentos e graduais, ainda mais em função da chegada da pandemia da Covid-19 poucos meses depois.

Mas, aos pequenos passos tudo continuou avançando, e agora o Stratolaunch já está realizando testes de solo preparatórios para sua segunda decolagem.

Conforme publicado pela empresa em suas redes sociais, na sexta-feira, 16 de abril, a grande aeronave de duas fuselagens e seis motores atingiu 110 nós (203 km/h) em uma simulação de corrida de pista para decolagem, conforme o vídeo a seguir.

Embora não seja tão comprido ou tão alto quanto os maiores aviões em operação na atualidade, o Stratolaunch tem nada menos do que 117 metros de envergadura. Isso o coloca com mais de 28 metros de vantagem sobre o enorme e famoso cargueiro Antonov An-225 Mriya, cujas asas têm 88,4 metros de ponta-a-ponta.

Imagem: Stratolaunch Systems

O motivo de uma dimensão tão significativa de asas é a natureza de sua operação. A aeronave foi projetada para ser uma plataforma aérea de lançamento de veículos supersônicos e de espaçonaves. O espaço livre entre as duas fuselagens é destinado à fixação do equipamento a ser lançado em altitude.

Por sinal, no início do projeto, por volta de 2011 a 2015, havia uma parceria com a famosa SpaceX, de Elon Musk, para lançamentos de seus foguetes a partir do Stratolaunch, porém, as empresas se distanciaram em decorrência de objetivos diferentes.

Caso você não tenha visto ou queira rever o primeiro e único voo da aeronave até agora, você pode clicar aqui ou no título a seguir para assistir ao vídeo das lindas imagens do gigante voando.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias