A VKN Aviation, empresa brasileira especializada em compra e venda de aeronaves, informa que a retomada de shows, pós-pandemia, e o incremento do orçamento da Cultura para este ano já se refletem no aquecimento do mercado de aeronaves para artistas, principalmente com a venda de modelos que oferecem autonomia e baixo custo operacional.
O modelo preferido pelos artistas, segundo a empresa, é o jato Cessna Citation CJ, em especial as variantes CJ1 e CJ2. “Estas aeronaves garantem autonomia para os deslocamentos e conforto para descansar entre as apresentações”, afirma o CEO da VKN Aviation, Alexandre Macedo.
Outros modelos que fazem a cabeça dos cantores são o jato Hawker 400 e o turboélice King Air B200. O preço das aeronaves varia de US$ 2 a 6 milhões, dependendo do ano de fabricação.
Com o mercado aquecido, estas aeronaves têm de ser buscadas fora do País. Para a importação, o prazo vai de 40 a 60 dias. No último ano, os modelos comercializados pela VKN vieram da Alemanha, México, Panamá, Suíça e, claro, Estados Unidos.
“A vantagem de se ter uma aeronave própria inclui a certeza de que ela passará por rigorosas inspeções e será de responsabilidade do proprietário a escolha de pilotos e tripulação, o que garante a segurança, o planejamento do voo e o trajeto mais desejável. Além disso, com a agenda intensa, o artista sabe que tem o deslocamento à disposição a qualquer momento que precisar”, finaliza Macedo.
Informações da VKN Aviation