Início História

Maior turbofan do mundo em operação comercial na aviação, GE90 completa 25 anos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: GE Aviation

O motor GE90 da GE Aviation, o maior turbofan do mundo em operação comercial, comemora 25 anos de serviço hoje, e a GE espera que seu motor pioneiro tecnológico ainda continue impulsionando aeronaves ao longo das próximas décadas.

Em 17 de novembro de 1995, o GE90 entrou em serviço no Boeing 777, impulsionando um voo da British Airways entre Londres e Dubai.

Nota: no vídeo a seguir, você pode utilizar o menu para adicionar legendas e também para ativar a tradução automática da legenda para o português.

O motor GE90 está entre os mais confiáveis ​​do setor, com uma taxa de confiabilidade de despacho de classe mundial de 99,97%. Em julho de 2020, a família de motores ultrapassou 100 milhões de horas de voo.

“Estamos entusiasmados em comemorar outro marco do GE90 e gostaríamos de parabenizar todos os envolvidos no sucesso do motor”, disse Mike Kauffman, gerente geral do programa GE90 da GE Aviation. “Continuamos a fornecer esses motores extremamente confiáveis ​​e nossa equipe dedicada de suporte ao produto manterá o GE90 por muitos anos, fornecendo valor máximo ao longo de seu ciclo de vida.”

A GE entregou mais de 2.800 motores GE90-94B e -115B para 70 operadores em todo o mundo. A família de motores alimenta todos os modelos Boeing 777 e é o motor exclusivo do 777-300ER, -200LR e 777F.

Imagem: GE Aviation

Imagem: GE Aviation

O motor GE90 enfrenta algumas das demandas mais difíceis em um motor a jato comercial, por conta de seu alto empuxo. Apesar disso, o motor tem hoje a menor carga de manutenção de sua história, por consequência de um boletim de serviço encerrando programas de aceleração de ações e programas de campo baseados em análises.

Sua arquitetura e design mecânico influenciaram todos os turbofans GE e CFM nos últimos 20 anos, desde os populares motores GEnx e CFM LEAP recordistas de vendas até o Passport para jatos corporativos e o motor GE9X de próxima geração para o Boeing 777X.

O motor GE90 deteve o recorde mundial de motor a jato mais potente por 17 anos, com 127.900 libras de empuxo, até que o motor GE9X recém-certificado atingiu a nova marca de 134.300 libras.

A entrada em serviço do GE90-94B trouxe vários marcos:

– O primeiro novo motor básico da GE Aviation para grandes aeronaves comerciais em mais de 20 anos;
– O motor de aeronave mais potente do mundo;
– O maior motor de aeronave do mundo: o diâmetro de 123 polegadas (3,12 metros) do fan do GE90 é aproximadamente igual ao diâmetro da fuselagem de um avião Boeing 727;
– A primeira aplicação bem-sucedida de pás de fan da material composto para um motor turbofan comercial;
– A maior razão de bypass (9:1) e a maior taxa de pressão total (40:1);
– A introdução do sistema Dual de combustão anular.

Informações da GE Aviation

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile