Mais 2 aviões A330-743L estão sendo fabricados pela Airbus; veja como eles estão

Airbus A330-743L de número 5 – Imagem: Aviation Toulouse / @Frenchpainter

Não deve demorar muito para que a frota de aviões especiais do modelo A330-743L da Airbus seja ampliada. Mais dois exemplares, de números 5 e 6, foram captados em fotos no final de fevereiro nas proximidades dos hangares de produção, em Toulouse, na França.

Caso você não esteja familiarizado com a nomenclatura do modelo, o A330-743L é o avião especialmente adaptado pela Airbus para ser um transportador de partes de aeronaves em fabricação, batizado de Beluga XL.

Antes, a fabricante europeia utilizava os A300-600ST para tal função, que eram modificados a partir do Airbus A300-600 e chamados de Beluga, porém, a necessidade por um substituto com maior capacidade e menor consumo de combustível levou à utilização do Airbus A330-200 para a criação do novo Beluga XL.

Quatro A330-743L já foram produzidos e estão substituindo os antigos Belugas no transporte de asas, fuselagens e outras peças entre as unidades produtivas da Airbus, localizadas em diferentes cidades pela Europa. E agora, o quinto já está bastante avançado em sua fabricação e o sexto tem boa parte de sua fuselagem montada, conforme as imagens que você vê nesta matéria.

Apesar do uso específico para seu próprio transporte de partes de aviões para o qual o modelo foi projetado, a Airbus anunciou em janeiro deste ano que passará a ter sua própria empresa aérea e que ela usará os Belugas também para atender a necessidades do mercado mundial de transporte de carga aérea.

Assim, em breve o diferente modelo de avião poderá ser visto com frequência em aeroportos por todo o mundo, ao invés apenas dos tradicionais 11 locais de produção da Airbus na Europa.

“O Beluga com sua larga fuselagem irá abrir novos mercados e possibilidades logísticas para os clientes. No caso de levar helicópteros sem precisar desmontá-los, por exemplo, é um grande benefício. De maneira similar, os maiores motores de avião do mundo podem ser acomodados inteiros ali dentro”, afirmou Phillippe Sabo, chefe de Transporte de Cargas Superdimensionadas na Airbus.

A fuselagem do modelo XL tem quase 7 metros de comprimento a mais do que a versão anterior ST, além de ser 1,7 metro mais larga, chegando aos 8,8 metros. A título de comparação, a fuselagem do gigante Airbus A380 tem 7,14 metros de largura.

cockpit abaixado para permitir a entrada frontal da carga e a diferenciada estrutura do compartimento dão à aeronave sua aparência distinta que a assemelha ao animal marinho que acabou por lhe dar o nome, a baleia Beluga.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias