Início Aviação Militar

Mais 2 pilotos são interceptados em voo pela Esquadrilha da Fumaça para a surpresa da boa notícia do EDA

Aeronave A-29 Super Tucano pilotada pelo Major Natalício em voo de dorso, no momento da interceptação da aeronave T-25 pilotada peloo Tenente Loures – Imagem: Divulgação / EDA

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como a Esquadrilha da Fumaça, protagonizou, na manhã da última terça-feira, 27 de junho, mais uma cena típica de um importante momento para seus pilotos: a interceptação em voo de novos integrantes para o anúncio de que passam a fazer parte da equipe.

A ação envolve muita agitação, familiares presentes, expectativa do momento da fonia entre os interceptadores e os interceptados, pouso das aeronaves e toda a alegria que há após estes momentos.

O primeiro piloto a ser interceptado, por dois A-29 Super Tucano da Fumaça, foi o Tenente Giovanni Loures Guimarães. O piloto havia saído para realizar um voo de instrução para um Cadete quando, de repente, os pilotos Major Natalício e Capitão Pereira entraram em contato com ele, por meio da radiofrequência e o interceptaram com os aviões.

Após o momento, o Tenente Loures, em discurso para todo o Esquadrão, disse: “Me lembro de quando ainda eu era um Cadete, e tinha a Fumaça como um Esquadrão de excelência da Força Aérea. Hoje, me sinto privilegiado por ser escolhido para fazer parte desta equipe e por todos que acreditaram no meu trabalho e na minha capacidade de pertencer a este grupo. Vou sempre dar o melhor de mim para corresponder às expectativas”.

Em seguida, o Major Bittencourt e o Capitão Fontoura decolaram para interceptar o avião do Capitão Everson de Paula Lacerda, que no momento fazia um voo de instrução com um Cadete em uma aeronave T-27M.

“Quando eu vi o A-29 enorme do meu lado, tive noção do que estava acontecendo. Meus familiares que estão aqui sabem o quanto eu esperava por este momento e estão comemorando aqui comigo essa emoção”, afirmou o Capitão Lacerda.

Capitão Lacerda recebendo o abraço de seus pais – Imagem: Divulgação / EDA

Os pais do Capitão Lacerda puderam prestigiar in loco a emoção do filho sendo escolhido como novo membro da Esquadrilha da Fumaça.

“Para nós, não há emoção maior! Poder estar participando de mais uma realização do nosso filho, que vivencia isso aqui desde criança, porque sou Suboficial da reserva, e ele sempre gostou disso aqui, sempre foi um sonho dele”, comentou com a voz embargada de emoção o Senhor Eustáquio Lacerda, pai do aviador.

Para a mãe do piloto, Senhora Tamara Lacerda, não foi diferente. “O coração acelerou e choramos bastante. Sempre foi o grande sonho da vida dele. Foi algo que é difícil explicar com palavras e estamos explodindo de felicidade. E agora, é coração na mão ter de vê-lo fazendo acrobacias diariamente pela Esquadrilha da Fumaça”.

O Major Bittencourt, piloto que fez uma das interceptações, também comentou sobre a experiência: “É sempre uma emoção para nós também, porque já passamos por essa experiência e sabemos o quão importante é isso para todos nós que ansiamos por este momento dentro da carreira”.

Capitão Lacerda e Tenente Loures – Imagem: Divulgação / EDA

Ambos os pilotos escolhidos nesta semana passarão a compor a equipe, de fato, no ano de 2024.

Sair da versão mobile