Mais 221 pessoas e 1 pet voaram do Líbano ao Brasil, chegando hoje no KC-30 que fez o 9º voo de repatriação

Imagem: Divulgação – Força Aérea Brasileira

O nono voo de repatriação de brasileiros e seus familiares da zona de conflito no Líbano decolou de Beirute às 15h10 (horário de Brasília) da segunda-feira, 28 de outubro. A bordo da aeronave KC-30 (Airbus A330-200) de matrícula FAB 2902, da Força Aérea Brasileira (FAB), vieram 221 passageiros, incluindo nove crianças de colo, e um pet.

O pouso no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, ocorreu às 05h55 da madrugada desta terça-feira (29), após 14 horas e 49 minutos de voo, e a aeronave se dirigiu à Base Aérea de São Paulo (BASP) para o desembarque e acolhimento dos repatriados.

Desde 5 de outubro, quando teve início a Operação Raízes do Cedro, uma ação conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, já foram retirados do Líbano 1.859 pessoas e 20 animais de estimação.

Quando deixam a aeronave, os brasileiros e familiares contam com o acolhimento de profissionais a serviço do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Força Nacional do SUS (Saúde), da Polícia Federal e da Receita Federal (confira detalhamento a seguir).

Novos voos

O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, está em contato com brasileiros e seus familiares próximos para prestar-lhes assistência consular e verificar a necessidade de promover novo voo de repatriação, a depender das condições de segurança no terreno.

O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, com voos da companhia libanesa Middle East Airlines.

Os números de plantão consular do Itamaraty seguem à disposição, em caso de necessidade, ambos com Whatsapp: +55 (61) 98260-0610 e +55 (61) 98313-0146.

Informações da Agência Brasil

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

SNA orienta aeronautas na atualização de dados bancários sobre a falência...

0
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) tem se empenhado em esclarecer dúvidas recorrentes sobre os procedimentos de pagamento