O Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf – SJK Airport, de São José dos Campos (SP), segue recebendo um movimento constante de voos vindos dos Estados Unidos da América e do Canadá para transporte de cargas da indústria do Vale do Paraíba, especialmente a aeronáutica.
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que a empresa aérea ucraniana Ukraine Air Alliance mais uma vez foi contratada para empregar um de seus aviões cargueiros Antonov An-12, fabricados da época da União Soviética, para uma operação entre os EUA e o SJK Airport. Além dela, a canadense Cargojet também volta a ser acionada para transporte do Canadá a São José, com seus Boeings 767.
No caso da ucraniana, o voo UKL-5052 partiu de Phoenix neste final de tarde sábado, 9 de novembro, fará escalas em Kingston, Jamaica, e em Piarco, Trinidad e Tobago, e chegará ao aeroporto às 02h30 da madrugada da segunda-feira, 11 de novembro.
Depois, o quadrimotor turboélice deverá partir de São José dos Campos às 11h30 do mesmo dia, fazer uma escala em Manaus às 16h00 e partir da capital amazonense às 18h00.
O avião alocado para a operação é o AN-12 de matrícula UR-CAJ, de 56 anos de idade. Ele pode ser acompanhado em tempo real, quando estiver em voo, pela plataforma AirNav RadarBox a seguir:
Por sua vez, a Cargojet tem dois voos programados. O primeiro já está sendo realizado neste sábado, pelo Boeing 767-300F de matrícula C-FGSJ. De número CJT-3517, partiu de Montreal, Canadá, e tem previsão de pouso no Aeroporto de São José dos Campos à meia-noite e 22 minutos do domingo.
Depois, deve decolar somente às 18h15 do domingo, no voo de translado (sem carga) CJT-3518 para St. John’s, Canadá.
O C-FGSJ pode ser acompanhado em tempo real, sempre que estiver em voo, na plataforma AirNav RadarBox a seguir:
O segundo voo, CJT-3513, está planejado para decolar de Halifax, Canadá, à 01h10 da madrugada do domingo, 10, fazer uma escala em Barranquilla, Colômbia, e chegar ao SJK Airport às 13h50.
A partida, no voo de translado CJT-3514, deve ocorrer às 09h00 da segunda-feira, 11 de novembro.
Todos os voos acima descritos são sujeitos a alterações de dias e horários e a cancelamentos, conforme a necessidade das partes envolvidas na operação.