Início Empresas Aéreas

Mais 30 aviões Embraer 190 serão adquiridos pela Alliance Airlines, para uso e para desmontagem

Imagem: Embraer

A companhia irlandesa de leasing AerCap anunciou no domingo, 26 de fevereiro, que a companhia aérea australiana Alliance Airlines firmou um contrato de compra e venda para mais 30 jatos Embraer 190.

O anúncio surge poucos dias depois que a também australiana Qantas divulgou ao mercado que promoverá um aumento de sua frota para os próximos anos, que inclui mais aviões Embraer adicionados a partir de sua parceria com a Alliance.

Segundo a AerCap, as 30 aeronaves E190 adicionais estão atualmente arrendadas para uma companhia aérea dos EUA e têm sido operadas por essa companhia aérea desde novas. Essa informação levantou suposições de que seriam aviões da JetBlue, embora não haja confirmação oficial sobre isso.

As aeronaves serão compradas uma de cada vez durante um período de dois anos por uma mistura de débito e caixa gerados pela operação da frota de 70 aeronaves Fokker e Embraer atualmente utilizadas pela empresa aérea.

As aeronaves serão entregues nos Estados Unidos e depois transportadas para a nova base de manutenção da Alliance, em Rockhampton, Austrália, para reforma e certificação. Várias das aeronaves também podem ser desmontadas e os motores e outros componentes retidos como reposição para manter o equilíbrio da frota Embraer da empresa, garantindo assim que a Alliance tenha acesso a um pool de peças considerável para a frota de E190.

Se todas as aeronaves fossem adicionadas à frota operacional da empresa, o tamanho total chegaria a 100, com 37 aeronaves Fokker 100/70 e 63 aeronaves Embraer E190.

As entregas e pagamentos das aeronaves começarão em setembro de 2023 e serão concluídos em janeiro de 2026.

O preço final de compra de cada aeronave será ajustado na semana anterior a cada entrega, de acordo com o status de manutenção da fuselagem e dos motores instalados. Consequentemente, há um grau significativo de variação no custo unitário e um preço de frota totalmente firme não pode ser dado neste momento, descreveu a AerCap.

O diretor-gerente da Alliance, Scott McMillan, comentou: “Esta aquisição fornecerá à Alliance maior capacidade, acesso aos principais componentes, incluindo motores, e capacidade operacional aprimorada”.