Em meio à pandemia do coronavírus, números assustadores de infectados em um único voo infelizmente têm ocorrido em algumas ocasiões, mesmo diante de obrigatoriedade de resultado negativo de teste para embarcar.
Em uma matéria recente publicada no AEROIN, por exemplo, foi constado em um único voo o total de 47 passageiros infectados pela Covid-19, somando então um novo recorde de infecções em voos partindo da Índia. Meses antes, também vimos o maior número de infectados do mundo em um único voo, quando cerca de 49 passageiros chineses, que estavam esperando uma conexão para Xangai, foram testados positivo para o novo Coronavírus.
E agora, a Índia, que vem sofrendo e enfrentando sérias dificuldades em meio a uma segunda onda devastadora de infecção pela COVID-19, com recordes de mortes, novamente virou destaque, quando registrou um voo onde 12% de todos os passageiros a bordo foram diagnosticados como infectados pelo vírus causador do coronavírus.
O novo caso aconteceu na última quinta-feira, dia 28 de abril, no voo de número AI505 da Air India, que foi operado pelo Boeing 787-8 registrado sob a matrícula VT-AND. A aeronave havia partido de Amritsar, cidade a noroeste da Índia, para Roma, na Itália, com 242 pessoas a bordo.
Dessas 242 pessoas, trinta passageiros e dois tripulantes, incluindo o comandante do voo e o comissário de bordo sênior, testaram positivo para a COVID-19 ao desembarcarem na Itália, mesmo apresentando obrigatoriamente teste RT-PCR com resultado negativo para poder realizar o voo.
Conforme relatado pelo Paddle Your Own Kanoo, após a descoberta todos os passageiros que estavam a bordo do voo foram colocados em quarentena obrigatória em hotel e terão que realizar mais testes antes de deixar o isolamento.
Até o momento, sete comissários de bordo e o primeiro oficial, já realizaram o segundo teste e apresentaram resultados negativos pela segunda vez. O comandante e os comissários ainda permanecem em isolamento.
Relembre a seguir os outros casos reportados: