Início Novidades

Mais de 150 mil acompanham avião brasileiro usado pelo Rei Charles III no voo até Londres

Rei Charles III chegando a Londres, em cena do vídeo apresentado abaixo

Mais de 150 mil pessoas acompanharam em tempo real, pelas plataformas de rastreamento online, o voo do jato executivo de fabricação brasileira Embraer Legacy 600 que transportou o Rei Charles III para Londres nesta manhã de sexta-feira, 9 de setembro.

O voo desta manhã – Imagem: FlightRadar24

O Legacy 600, com sua versão mais moderna Legacy 650, é um modelo executivo que a Embraer desenvolveu com base em seu avião regional ERJ-135. O jato, que teve sua produção encerrada poucos anos atrás, possui muitos exemplares operando pelo mundo em empresas de transporte privado ou com usuários particulares como empresários.

Charles havia voado com outro modelo de avião na manhã do dia anterior para Aberdeen, na Escócia, o aeroporto mais próximo da residência de Balmoral, localização final da Rainha Elizabeth II. E agora, conforme mandam os protocolos, um dia após o falecimento dela, ele será oficialmente nomeado Rei em Londres.

O avião visto no vídeo acima, alugado para o transporte do novo Rei do Reino Unido – e dos demais territórios, como o Canadá -, é o Legacy 600 de matrícula G-LEGC, pertencente à Luxaviation. Ele pousou na base aérea de Northolt, da Força Aérea Real (RAF).

A tela interativa a seguir permite ver como é o interior deste jato:

Segundo a própria Luxaviation, esta aeronave, que fica baseada em Genebra, na Suíça, é um bom exemplo de um Legacy 600, oferecendo uma cabine stand up (ou seja, com altura que permite ficar em pé em seu interior) que pode acomodar 13 passageiros, além dos 3 tripulantes.

A cabine é dividida em 3 seções – quatro assentos em configuração clube na seção dianteira, uma área de conferência para quatro pessoas com mesa grande e aparador na seção central e uma área final com um sofá e dois assentos individuais na seção traseira. A última seção pode ser fechada com uma cortina acústica para dar total privacidade na parte traseira da aeronave.

O amplo compartimento de bagagem, descrito como o maior de qualquer jato executivo, é acessível a partir da cabine durante o voo.

Imagem: Luxaviation
Imagem: Luxaviation
Imagem: Luxaviation

Imagem: Luxaviation
Imagem: Luxaviation
Imagem: Luxaviation

A Luxaviation ainda destaca que o G-LEGC possui um bom sistema de entretenimento com duas telas grandes, além de telas individuais em determinadas posições, que os passageiros podem controlar de forma independente. Um sistema de telefonia via satélite com três aparelhos também está disponível para uso durante todo o voo.

A galley (cozinha) está equipada com forno e micro-ondas para oferecer serviços de bordo completos aos passageiros. O Legacy 600, também denominado EMB-135BJ, teve seu primeiro voo em março de 2001 e sua entrada em serviço em fevereiro de 2002. Desde então, quase 300 unidades foram fabricadas.

Sair da versão mobile