Mais de 600 passageiros chegam ao aeroporto para embarcar, mas não tinha avião para eles

Imagem: Alan Wilson, CC BY-SA 2.0 via Wikimedia

A empresa aérea alemã Eurowings se viu em meio a um problema no começo do mês, quando uma falha no sistema de reservas permitiu a venda de mais assentos do que havia disponível na rota entre Palma de Mallorca (Espanha) e destinos na Alemanha. Com diversas reservas e sem avião, a companhia precisou contar até com uma aérea concorrente em seu resgate.

Segundo informações da imprensa espanhola, um erro no sistema de reservas, que não está claro se foi causado por intervenção manual, fez com que a companhia alemã do grupo Lufthansa vendesse acidentalmente assentos para quatro voos de Palma de Mallorca para a Alemanha na quinta-feira, 3 de novembro, que não existiam.

O motivo foi um “erro de TI em uma interface do sistema de reservas”, segundo um porta-voz da subsidiária da Lufthansa. “O bug foi corrigido e não acontecerá novamente”. No entanto, o estrago já estava feito e não havia espaço para cerca de seis centenas de passageiros que deveriam voar para Düsseldorf, Colônia, Frankfurt e Hamburgo. 

“Várias centenas de passageiros tiveram que ser remarcados manualmente em outros voos em pouco tempo”, explicou o porta-voz. “Tudo foi feito para trazer quatro aeronaves adicionais, incluindo tripulações, para Maiorca o mais rápido possível”.

Assim, a companhia aérea teve que encontrar um substituto a curto prazo. Ele fez isso na forma de dois Airbus A320 próprios, um A320 do parceiro Avion Express e um Boeing 757 alugado da concorrente Condor.

De acordo com a Eurowings, cerca de 80% dos viajantes chegaram à Alemanha na noite de quinta-feira. Outros 20% tiveram que ficar no hotel e voar na manhã seguinte. Além disso, o voo para Hamburgo não pôde pousar lá devido à proibição de voos noturnos. Em vez disso, fomos para Hanôver e de lá de ônibus para Hamburgo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias