Início Aeroportos

Mais de 7 mil animais de estimação entraram no Chile em 2023 pelo Aeroporto de Santiago

Imagem: Divulgação / Aeroporto de Santiago

A administradora do Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, de Santiago, no Chile, informa que 22.251 animais domésticos saíram do Chile para o exterior em 2023, enquanto 27.070 entraram através dos diversos controles nas passagens de fronteira no mesmo período, segundo dados recentes divulgados pelo Serviço Agropecuário (SAG) do país.

E o aeroporto da capital chilena recebeu 7.667 destes animais de estimação chegando do exterior, o que reflete o crescimento exponencial que este tipo de viagens tem tido nos últimos anos. Os dados significam aumento de 54% sobre o número de animais que entraram no país em 2019, antes da pandemia.

A Ministra de Obras Públicas, Jessica López, comentou que “os animais de estimação são uma nova realidade no Chile e a infraestrutura aeroportuária, neste caso, está cuidando disso. Como Governo continuamos trabalhando para que todos os chilenos possam aproveitar o descanso com suas famílias nestes feriados, e atualmente os animais de estimação também fazem parte das famílias e acompanham o descanso das pessoas como apenas mais um passageiro”.

Por sua vez, o Ministro da Agricultura, Esteban Valenzuela, sustentou que “houve um crescimento muito significativo nas viagens com animais de estimação, superior a 50% em relação aos dados pré-pandemia, tanto em voos domésticos como em voos internacionais. Na página do SAG encontram-se todas as orientações sobre como informar a companhia aérea, a importância dos certificados e como os requisitos mudam conforme o país de destino no caso de voos internacionais”.

Entre os principais destinos para quem viaja do Chile com animais de estimação, a Argentina se destaca em primeiro lugar, com 7.624 animais de estimação, a União Europeia, com 2.664, fica em segundo lugar e em terceiro e quarto lugares estão Colômbia e Estados Unidos, com 2.606 e 2.192, respectivamente.

“Temos testemunhado como as viagens com animais de estimação têm aumentado ano após ano, o que nos leva a implementar novos espaços que garantam uma experiência agradável e um serviço hospitaleiro aos nossos passageiros e aos seus animais de estimação. Atualmente estamos trabalhando no projeto da zona Pet Relief, que ficará localizada nas vias que conectam os dois terminais, para tornar as chegadas e partidas de nossos animais de estimação mais confortáveis ​​e menos estressantes”, disse François-Regis Le Mière, Gerente Geral do Aeroporto de Santiago.

Quem viajar do Chile com seus animais de estimação precisará obter um Certificado Zoossanitário de Exportação emitido pela SAG, que deverá comprovar que o animal está registrado no Registro Nacional de Animais de Estimação. Além disso, deverá ser apresentado certificado sanitário com no máximo 10 dias e certificados de vacinação (diferentes dependendo do animal).

Informações da Administração do Aeroporto de Santiago

Sair da versão mobile