Início Mercado

Mais de 9,7 milhões de pessoas devem viajar de avião em julho, estima MTur

A319 da Latam

Com foco no setor aéreo, um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo e divulgado nesta quarta-feira (13), mais de 9,7 milhões de pessoas devem voar pelo país durante o período das férias do meio do ano.

Entre os destinos com as maiores movimentações, destacam-se os estados de São Paulo, com os aeroportos de Congonhas e o de Viracopos que devem receber cerca de 2 milhões e 1 milhão, respectivamente, e a cidade do Rio de Janeiro (RJ), com 1,2 milhão de pessoas embarcando e desembarcando no terminal Santos Dumont.

Em Brasília (DF), estima-se que 1 milhão de passageiros circulem no aeroporto da capital federal no período. Em Recife (PE), a administradora do terminal espera cerca de 997 mil pessoas passando pelo local. Número próximo ao registrado por Confins, em Minas Gerais, que prevê a passagem de 886 mil viajantes durante as férias. Já no Sul do país, em Porto Alegre (RS), são estimadas 645 mil pessoas transitando pelo aeroporto da capital gaúcha.

Outro estudo, agora realizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), demonstra a animação do setor de turismo com o período. Segundo a instituição, a comercialização de pacotes turísticos entre os brasileiros aumentou 100%, comparado ao mesmo período de 2021. Ainda de acordo com o levantamento, 55% das vendas correspondem aos pacotes nacionais que em sua grande maioria têm como destino as cidades da região Nordeste.

A região nordestina despontou também no ranking da Booking.com – plataforma de reserva de hospedagens. Dos dez mais buscados para o período, quatro eram nordestinos: Porto de Galinhas (PE), Maragogi (AL), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). No Centro-Oeste, a cidade de Caldas Novas (GO) é a única da lista. No Sudeste, Campos do Jordão (SP), Rio de Janeiro (RJ), Monte Verde (MG) e São Paulo (SP) se destacam. Já no Sul, Gramado (RS) é o destino preferido dos turistas.

Informações do Ministério do Turismo

Leia mais:

Sair da versão mobile