Mais dois aeroportos, um no PR e outro em SP, terão serviços fornecidos pela Infraero

Imagem: Prefeitura de São José dos Campos

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa nessa quinta-feira, 26 de janeiro, que dois aeroportos assinaram contrato em busca de mais segurança em pista e qualidade na gestão tarifária. São eles: o Aeroporto Municipal de Campo Mourão, no Paraná, e o Aeroporto Internacional de São José dos Campos, em São Paulo.

O contrato firmado com a Prefeitura de Campo Mourão contempla o serviço de Avaliação do Índice de Serventia – levantamento e cálculo de PCI (Índice de Condição do Pavimento) da pista de pouso e decolagem, taxiways e pátios de aeronaves.

O PCI é um indicador numérico com escala de 0 a 100, que estabelece a condição funcional da superfície do pavimento, fornecendo uma base técnica e objetiva para identificar quaisquer necessidades de manutenção e restauração. A execução do serviço tem previsão de conclusão em 45 dias a partir da assinatura a ordem de serviço.

Aeroporto de Campo Mourão – Imagem: Infraero

Já o contrato assinado com a concessionária SJK Airport, do Aeroporto de São José dos Campos, prevê a implantação do Sistema Unificado de Arrecadação e Cobrança de Tarifas Aeroportuárias (Sucotap). Esse sistema da Infraero consiste em um conjunto integrado de normas, procedimentos, recursos (humanos, tecnológicos e financeiros) e instrumentos de controle da gestão do aeroporto.

O Sucotap será utilizado para processar, cobrar, arrecadar e efetuar o repasse à administradora do valor arrecadado com as tarifas aeroportuárias de embarque, pouso, permanência e conexão das operações realizadas no aeroporto, de acordo com a regulação vigente. O prazo para prestação do serviço é de 24 meses, podendo ser prorrogado.

Infraero – Prestadora de Serviços  

Prestes a completar 50 anos, a Infraero atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. Sua rede é composta, atualmente, por 19 aeroportos, além de dez contratos de gestão e operação junto a Estados e Municípios.

A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta-a-ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de