Mais dois voos de brasileiros retidos na fronteira dos EUA estão agendados para agosto

Foto: Iaero

Dois voos com brasileiros deportados dos EUA estão programados para esse mês de agosto, segundo informações atualizadas do registro de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ambos têm Belo Horizonte como destino e serão operados com jatos Boeing 737-800 da SwiftAir

Os voos têm as seguintes previsões:

Primeiro voo

Sobre esse já havíamos falado anteriormente, ele tem a seguinte programação:

– DIA 13 DE AGOSTO – o voo decola de Alexandria, na Louisiana, e faz escala em Guayaquil, no Equador, antes de seguir ao Brasil.

– DIA 13 DE AGOSTO – o Boeing 737 decola do Equador às 8h40 e pousa em Confins (BH) às 14h30. O voo tem número SWQ-3535.

– DIA 14 DE AGOSTO – às 8h da manhã, o jato deve decolar de BH para Guayaquil e, de lá, para Phoenix, no Arizona, como SWQ-3536.

Segundo voo

Esse passou a constar no registro da ANAC nesta data:

– DIA 20 DE AGOSTO – o voo decola de Alexandria, na Louisiana, e faz escala em Guayaquil, no Equador, antes de seguir ao Brasil.

– DIA 20 DE AGOSTO – o Boeing 737 decola do Equador às 8h40 e pousa em Confins (BH) às 14h30. O voo tem número SWQ-3538.

– DIA 21 DE AGOSTO – às 8h da manhã, o jato deve decolar de BH para Guayaquil e, de lá, para Phoenix, no Arizona, como SWQ-3539.

Na semana passada, os EUA anunciaram a aceleração nos voos de imigrantes deportados. O Brasil não é destino exclusivo desses voos de deportação. Ao contrário, eles acontecem para países de toda a América Latina e com grande frequência, denotando um ainda presente esforço do governo americano de expulsar de seu país os imigrantes considerados ilegais. Geralmente, o avião não aterrissa no Brasil com sua capacidade total ocupada.

O tema, no entanto, é polêmico, pois quase sempre os detidos voam algemados, sob alegada questão de segurança.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias