
Na última semana, o mundo assiste o rápido avanço do grupo Talibã por todo o Afeganistão, enquanto não encontra resistência pelo caminho. Em diversas imagens já divulgadas, aeronaves que pertenciam ao governo e aos Estados Unidos podem ser vistas já sob poder do grupo militante, que busca instalar um Emirado Islâmico no país asiático.
Numa dessas fotos aparece uma aeronave de matrícula YA-KAF, na qual os militantes posam sobre as asas com a bandeira do movimento, enquanto empunham armas pesadas para celebrar sua conquista.
Buscamos mais informações sobre essa aeronave e identificamos que trata-se de um Yakovlev Yak-40 que pertenceu à Bakhtar Afghan Airlines, e que sofreu uma excursão de pista em abril de 1986, enquanto decolava para um voo doméstico do Aeroporto de Qala-i-Naw rumo a Herat.
Por algum problema não revelado, os pilotos abortaram o procedimento, mas a aeronave acabou varando a pista e tendo sua parte dianteira severamente danificada.
Não houve vítimas, mas uma avaliação posterior concluiu que o avião era irreparável e ele acabou encostado numa terreno adjacente desde então.
