Mais um aeroporto regional receberá melhorias: Santo Ângelo (RS)

Foto – Governo do Estado do RS

O Aeroporto Regional de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, deverá ser o próximo terminal aeroportuário do interior a receber melhorias de infraestrutura. Na quarta-feira, 9, o Governo do Estado recebeu autorização da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura a iniciar licitação para contratar os projetos de reforma e ampliação do Aeroporto.

Somente após a conclusão e aprovação do projeto básico da infraestrutura, e executivo das edificações, é que será definido os valores finais das obras. Também nesse momento será  possível saber quando será firmado novo termo de compromisso com o Estado para investimentos do Governo Federal, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

O FNAC foi criado em 2011 pelo Governo Federal para fomentar o desenvolvimento do sistema nacional de aviação civil, com foco nos aeroportos regionais. Os recursos do fundo veem de valores tarifários recolhidos dos administradores de aeroportos concedidos à iniciativa privada. Em Santo Ângelo, os projetos a serem contratados preveem reforma e ampliação de pavimentos, ajustes de faixas e áreas de segurança, implantação de um novo terminal de passageiros, auxílios à navegação aérea e serviços complementares, objetivando a ampliação e modernização do aeroporto.

O edital elaborado pelo governo gaúcho estima os custos dos estudos complementares, projetos e planos em cerca de R$ 700 mil, com prazo de seis meses para entrega dos resultados. O documento que regulamente a obra deve ser publicado pelo estado nas próximas semanas. Recentemente, os governos do estado do Pará e de Mato Grosso do Sul também divulgaram projetos de melhorias em aeroportos regionais.

Com informações no Ministério da Infraestrutura.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias