Um antigo “Baby Bus”, forma como o jato Airbus A318 ficou conhecido por ser o menor avião da família A320, que pertenceu à Avianca Brasil, acaba de pegar a estrada de Brasília rumo a Campinas, no interior de São Paulo.
Abandonada em Brasília desde 2018, a aeronave foi desmontada e embarcada em duas carretas pela equipe da FAB AERO, que compartilhou algumas etapas do processo de preparação em sua conta do Instagram, ao longo das últimas semanas.
Apesar da confirmação sobre o destino da aeronave, não foram dadas pistas sobre o novo dono do A318 ou sua finalidade quando chegar ao território paulista.
Que aeronave é essa – segundo as imagens compartilhadas pela própria FAB AERO, trata-se do jato de marca PR-ONR (msn 3642) e que voou pela Avianca Brasil entre dezembro de 2013 e junho de 2018. Tendo chegado ao Brasil após voar na LAN Chile, foi um dos 15 jatos do modelo a voar na companhia brasileira.
Outro A318 vai virar atração
Enquanto o destino do PR-ONR ainda não foi revelado, outro jato do mesmo modelo tem promessa de ser preservado por um casal de Morretes, cidade próxima da costa paranaense. Trata-se do PR-ONO, que também voou na Avianca desde 2013, vindo a encerrar seus serviços na companhia brasileira em 2017, quando foi armazenado nas instalações da DIGEX em São José dos Campos.
No ano passado, ele foi arrematado em leilão pelo casal paranaense Fábio e Cláudia, e transportado até sua cidade, onde esperam transformá-lo em atração turística no futuro. Ainda não há uma data para que o plano se concretize.
O AEROIN falou desse avião em dezembro, quando o grande avião chamou a atenção durante seu traslado por estradas paulistas e paranaenses.