Mais um avião Embraer 190 é levado à Austrália para a Alliance Airlines

Embraer 190 – Imagem: @randyuh, via Allaince Airlines

A companhia aérea australiana Alliance Airlines recebeu mais um dos aviões Embraer 190 que adquiriu em meio à crise aérea, aproveitando-se do bom momento de baixos preços do mercado.

Trata-se do E-Jet de número de fabricação 19000016, que foi produzido pela Embraer em 2005 e entregue à companhia panamenha Copa Airlines. Ele foi utilizado pela empresa até o início da crise de viagens aéreas gerada pela pandemia da Covid-19, em março de 2020, quando ela decidiu por retirar os aviões brasileiros de sua frota e unificá-la apenas com a família Boeing 737.

O jato voava registrado sob a matrícula HP-1556CMP e, após devolvido ao lessor, ganhou a matrícula provisória N916QQ, que manteve até seu translado rumo à Austrália no final de maio deste ano. Segundo o Planespotters, seu novo registro será o VH-UYC.

O E190 estava em San José, na Costa Rica, onde foi pintado, e, segundo histórico da plataforma RadarBox, de lá saiu no dia 22 de maio, fazendo paradas em San Diego (EUA), Honolulu (Havaí-EUA) e em mais uma ilha no Pacífico (pouso não captado pelas plataformas de radar), antes do cumprir o trecho final até Brisbane, na Austrália.

O E190 chegando à Austrália após o longo translado – Imagem: RadarBox

Este já é o sétimo Embraer 190 levado à Austrália pela Alliance Airlines desde o começo dos translados em novembro do ano passado. Ela encomendou um total de 30 unidades do modelo, que antes voavam sob as cores da Copa Airlines e da American Airlines (através de suas parceiras regionais), dos quais 22 já foram entregues e continuarão sendo gradativamente levados à Oceania.

A Alliance optou por comprar os jatos na crise porque dizia que eles estavam baratos e seriam muito demandados em um momento posterior. Agora, a estratégia já gera frutos, pois a empresa tem uma parceria assinada com a Qantas para fornecer até 14 aviões E190 para a divisão regional QantasLink, que os colocará no lugar dos Boeings 737-800.

O vídeo a seguir mostra o E190 anterior, o sexto levado à Austrália pela Alliance, que ganhou uma pintura especial em comemoração ao centenário da Força Aérea do país. Logo em seguida, o outro vídeo mostra uma decolagem gravada dentro de outro Embraer da companhia, já em operação para a Qantas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Homem que se irritou e mordeu passageiro que reclinou assento pega...

0
Um homem foi condenado a três meses de prisão por má conduta a bordo de um voo da KLM de Buenos Aires para Amsterdã, na Holanda.