Mais um formato do CHT Digital para profissionais da aviação entra em vigor

Mecânico de aeronaves – Imagem ilustrativa: Centro de Serviços Embraer de Sorocaba

A partir de hoje, 29 de setembro, pilotos, mecânicos, comissários e despachantes de voo vão poder apresentar o Certificado de Habilitação Técnica (CHT) Digital pelo novo aplicativo gov.br nos aeroportos.

Com o objetivo de oferecer serviços, concentrar e facilitar a apresentação de documentos digitais, o aplicativo do gov.br, disponível em nova versão de forma gratuita nas lojas App Store e Google Play, ficou acessível no último dia 17.

A iniciativa, que faz parte do programa Voo Simples, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), disponibiliza no aplicativo gov.br o CHT, que conta com outros documentos oficiais como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Além disso, o CHT fica disponível com a foto do profissional para identificação na hora da apresentação, após realização de procedimento de avaliação biométrica (facial), que atesta os requisitos de segurança do aplicativo e do setor aéreo.

A utilização do CHT Digital libera o profissional da necessidade de apresentação de um documento oficial com foto para exercício da profissão e para a entrada em áreas restritas dos aeroportos – que ainda deve ser feita mediante apresentação adicional do crachá da empresa ou comprovante que justifique a entrada para serviço.

O CHT digital só está disponível no app gov.br para os profissionais que já tenham cadastro biométrico no Tribunal Superior Eleitoral – TSE ou CNH com QR Code. Essa exigência garante a validação biométrica da foto do profissional antes de disponibilizar o seu CHT Digital no aplicativo.

A utilização do CHT Digital via aplicativo gov.br é mais uma opção para apresentação do CHT por parte dos profissionais, mantendo-se, também, a opção do CHT Digital pela plataforma da ANAC ou impresso. 

Para saber como instalar, criar uma conta, acessar o CHT Digital no aplicativo e usá-lo, acesse o passo a passo clicando aqui.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Recrutadores da Emirates buscam comissários em 30 cidades nas próximas 6...

0
A Emirates informou que busca pessoas talentosas e com paixão pelo trabalho para se juntar à sua premiada equipe de tripulação de cabine.