Início Aviação Militar

Mais um jato russo é visto voando em direção aos EUA e chama a atenção nas plataformas de “radar”

Vários comentários, rumores e teorias surgiram quando um jato Ilyushin IL-96 decolou esta manhã de Moscou para Washington, nos EUA. No entanto, trata-se de mais um voo com finalidade especial.

Foto – DepositPhotos

Desde a invasão da Ucrânia, aviões russos estão banidos do espaço aéreo europeu e americano, mas raras exceções são feitas e uma delas aconteceu hoje. Um clássico quadrijato Ilyushin IL-96-300 foi visto voando de Moscou para Washington, e novamente várias teorias da conspiração foram levantadas, principalmente após os eventos recentes em que o grupo mercenário russo Wagner derrubou aviões militares de Moscou, e hoje houve uma movimentação de jatos governamentais na região.

No entanto, vale ressaltar que este voo não é o primeiro do tipo no contexto pós-invasão da Ucrânia, mas trata-se de um voo diplomático, cujo objetivo foi fazer a troca dos diplomatas russos que estão em território americano.

Apesar dos EUA fornecerem diretamente armamentos para a Ucrânia usar contra a Rússia, os dois países mantêm relações diplomáticas e os chamados “voos da embaixada” ocorrem de maneira praticamente normal. Outra ocasião para voos como esse são as reuniões da ONU, que acontecem em Nova York com regularidade.

A única diferença nestes voos é o desvio do espaço aéreo europeu, que não abriu exceção para um jato russo mesmo em missão diplomática:

Sair da versão mobile