Mais um país libera a entrada de viajantes saindo do Brasil: a Turquia

Airbus A350-900 da Turkish Airlines – Imagem: Clément Alloing

O governo da Turquia anunciou que a partir desta última segunda-feira, 15 de novembro, viajantes que saem do Brasil estão liberados para entrar no país sem a obrigatoriamente de passar por quarentena. A liberação para a livre circulação no país chegou a ser anunciada em junho e havia sido revogada, porém, novas medidas mais brandas estão em vigor desde esta semana.

Segundo informações divulgadas pelo Consulado-Geral do Brasil em Istambul, entre as medidas obrigatórias para entrar no país estão a apresentação de teste RT-PCR negativo, em inglês, feito 72 horas antes da chegada à Turquia e apresentação, antes do embarque, do comprovante, em inglês, de ter tomado, há mais de 14 dias antes da chegada, duas doses de vacina que tenha sido aprovada para uso emergencial pela OMS ou pela Turquia (ou 1 dose no caso da vacina Johnson & Johnson).

Cidadãos turcos partindo do Brasil têm como alternativa a opção de apresentar um teste antígeno negativo ao invés do RT-PCR, realizado dentro de 48 horas antes da chegada à Turquia.

O consulado brasileiro também informou que crianças menores de 12 anos estão isentas dos requisitos de testagem e comprovante de vacinação. Além disso, jovens entre 12 e 18 anos que não puderem comprovar que estão vacinados poderão entrar na Turquia desde que estejam viajando acompanhados de seus pais e apresentem teste PCR negativo feito 72 horas antes da chegada à Turquia.

Nesses casos, um novo teste será realizado em sua residência ou local de hospedagem na Turquia e, caso o resultado seja negativo, não será necessário cumprir quarentena. Passageiros das demais idades que não puderem comprovar que estão plenamente vacinados deverão cumprir quarentena em sua residência ou no endereço que indicarem.

Turquia, um destino desejado

“Os pacotes de turismo para a Turquia já estavam entre os mais procurados na nossa agência neste período de reabertura das fronteiras de diversos países. Esse anúncio do governo de liberar a quarentena deve aumentar ainda mais a procura a partir de agora”, avalia a diretora da agência de turismo online Excursy, Anna Carolina Caro.

Até antes da pandemia, quando o turismo mundial foi fortemente atingido, a Turquia ocupava a sexta posição entre os países que mais atraiam turistas de outras partes do mundo. Em 2018 foram aproximadamente 46 milhões de turistas no país, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. Esse forte crescimento foi o maior registrado entre os destinos mais procurados do mundo, segundo relatório da  World Tourism Organization (UNWTO).

Entre os brasileiros, a Turquia também é um sucesso. Nos dez primeiros meses de 2018, o número de turistas brasileiros já havia crescido 58% em relação ao mesmo período de 2017, chegando a aproximadamente 65 mil visitantes brasileiros entre janeiro e outubro.

“O país tem lugares incríveis para se conhecer como a Capadócia e seus passeios de balão; tem muita história em Istambul devido às diversas conquistas de diferentes civilizações ao longo da história; e ainda atrações religiosas como as Igrejas do Apocalipse. Não é por acaso que a Turquia está entre os destinos mais procurados do mundo”, reforça Ana Carolina.

Voos diretos entre Brasil e Turquia

Os viajantes que partem do Brasil têm opção de voos diretos entre Istambul e o Aeroporto Internacional de Guarulhos através da Turkish Airlines, realizados com aviões Airbus A350-900 com capacidade para 329 passageiros.

Às segundas, quartas e sextas, o voo TK16 sai do aeroporto paulista às 03h55 e chega à Turquia às 22h30. Há também o voo TK194, que sai de Guarulhos às 23h50 nas segundas, quartas e sábados.

No sentido inverso, o voo TK15 sai de Istambul às 10h20 nas terças, quintas e domingos, pousando no Brasil às 17h50, enquanto o voo TK193 ocorre às segundas, quartas e sábados, partindo às 14h35 e chegando ao GRU Airport às 22h10.

Com informações da Excursy, da Turkish Airlines e da ANAC

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aviões da Latam dão aviso de risco de colisão na chegada...

0
O fato de apenas os pilotos dos aviões da Latam terem reportado o recebimento dos avisos levantou questionamentos de leitores do AEROIN.