Mais uma aeronave de passageiros colide com uma ponte de embarque

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Aconteceu no último sábado, dia 22 de maio, um incidente envolvendo um Airbus A320, que bateu um de seus motores contra uma ponte de embarque em um aeroporto da Indonésia.

Avião Airbus A320 Batik Air
Airbus A320 da Batik Air – Imagem: Clément Alloing / CC BY-NC-ND 2.0, via Flickr

O incidente aconteceu na manhã do sábado, às 09h22 (01h22 GMT), no Aeroporto Internacional de Ngurah Rai, em Bali, na Indonésia, logo após o pouso do voo de número ID6506.

Segundo relata a mídia local, a aeronave que sofreu o incidente foi o Airbus A320 registrado sob matrícula PK-LUV, operado pela empresa áerea Batik Air, que havia acabado de cumprir a rota de Jakarta para Denpasar, ambas na Indonésia.

O Airbus estava taxiando até o portão onde realizaria o estacionamento para o desembarque de passageiros, porém, a aeronave avançou do ponto de parada e colidiu o motor esquerdo contra uma ponte de embarque/desembarque.

Apesar do impacto, todos os 4 tripulantes e 119 passageiros desembarcaram normalmente após o ocorrido. Imagens publicadas no Twitter mostram a aeronave com o motor ‘enroscado’ na ponte de embarque.

Em comunicado, Danang Mandala Prihantoro, representante estratégico de comunicações corporativas da Batik Air, confirmou o ocorrido, mas dizendo que o processo de estacionamento foi realizado conforme os procedimentos operacionais padrão (SOPs), juntamente com a tripulação e os oficiais em solo, que orientam os pilotos sobre a posição de estacionamento.

Danang comenta que durante operação e coordenação do Airbus, ainda por motivos desconhecidos, o topo do motor número 1 tocou o fim da ponte de embarque. Com isso, todos os passageiros e tripulantes tiveram que desembarcar pela escada manual.

Mesmo com o impacto, a aeronave passou por uma inspeção completa e foi aprovada como operacional antes do próximo voo. Conforme a companhia, uma investigação foi instaurada para apurar a ocorrência e Danang garantiu o bom preparo da aeronave para o voo.

“O avião foi declarado aeronavegáveis ​​e operacional. A Batik Air sempre cumpre a realização de operações de voo e serviços com base nas regras ou regulamentos aplicáveis.”

No mês passado, um incidente em solo também aconteceu com uma aeronave da Batik Air. No dia da ocorrência, uma van para transporte executivo de passageiros e um A320neo sofreram uma colisão. Relembre acessando o título abaixo:




Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias