Mais uma companhia suspende voos com o Airbus A220 e mostra problemas nos motores PW

As críticas a problemas nos motores da Pratt & Whitney atingiram a um nível elevado nesta semana, e mais uma companhia aérea se colocou contra a fabricante.

Logo após a GoFirst da Índia entrar em Recuperação Judicial e suspender todos os seus voos, colocando como causa os problemas nos motores Pratt & Whitney dos seus A320neo, uma nova empresa tomou medidas drásticas.

Desta vez foi a Iraqi Airways, que divulgou na internet fotos de como os motores PW1500G dos seus jatos Airbus A220 estão se desgastando de maneira fora do comum, com revestimentos se soltando na parte interna do motor.

Em uma foto que mostra a região afetada, na área do fan (espécie de ventilador que suga o ar para dentro, para então ser comprimido), é possível ver parte do revestimento se desprendendo e deixando visível parte da estrutura da carenagem do motor.

Caso uma parte grande saia de uma vez, ela será sugada pelo motor, podendo causar um estol de compressor e, consequente, até o apagamento em pleno voo, algo considerado grave.

A suspensão dos voos ocorreu pela autoridade de aviação civil do Iraque, que detectou o problema em 2 jatos e pediu pela suspensão dos voos em toda a frota de A220 da companhia, que é de 4 aeronaves, segundo informou o portal Simple Flying.

A medida é preventiva, mas acende o alerta nas companhias que têm aeronaves com motores PW, como os Airbus A220, A319neo, 320neo e A321neo e Embraer E190-E2 e E195-E2. Até o momento, todos os modelos em operação com os motores PW foram afetados, sendo alguns em proporções menores, como os Embraer, e outros em proporções maiores, como o A220 e o A320neo.

O problema não se restringe apenas à qualidade do produto. A substituição de peças ou dos próprios motores também é afetado, por problemas globais na cadeia logística.

Nem todas as variantes ou lotes de motores foram afetados. Há empresas que estão, por enquanto, “imunes” aos problemas, outras que foram afetadas parcialmente e outras por completo, como a GoFirst.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias