Na segunda-feira (04) pela manhã, no Aeroporto de Schiphol, a TUI se despediu oficialmente de seu último Boeing 767, marcando o fim de uma era.
Com um misto de emoções entre os funcionários presentes, o CEO da TUI fly Benelux, Gunther Hofman, expressou gratidão pelo fiel serviço que a aeronave ofereceu ao longo dos anos. “Ela não era mais das mais novas, mas nos serviu fielmente todos esses anos,” comentou Hofman.
O Boeing 767 com a matrícula PH-OYJ acumulou 97.000 horas de voo, atendendo inicialmente as divisões britânica, belga e holandesa do Grupo TUI. Durante seus anos de serviço, o 767 foi uma peça-chave em rotas movimentadas para destinos de férias como Turquia e Ilhas Canárias.
No entanto, conforme a TUI opta por modernizar sua frota, decidiu-se que não haverá um sucessor direto para o 767. Em vez disso, a TUI fly Netherlands acolhe um 787 Dreamliner da Bélgica para assumir suas responsabilidades operacionais.
A despedida atraiu mais de 150 membros da TUI, além de seis spotters que ganharam um concurso de fotografia, todos ansiosos para explorar o interior e o exterior do jato pela última vez. Mensagens de despedida foram carinhosamente escritas nos motores e na fuselagem da aeronave, refletindo a ligação emocional dos funcionários com a aeronave.
Às 15h30, o PH-OYJ decolou para Istambul, onde seu futuro ainda é incerto, mas é provável que seja convertido em um cargueiro, segundo as especulações da TUI ainda não confirmadas.