Início Empresas Aéreas

Mais uma empresa aérea pode trocar sua frota Boeing por Airbus

Algumas companhias aéreas do mundo, principalmente europeias, informaram recentemente que estão fazendo um movimento de substituição de suas frotas de jatos Boeing por Airbus. A última a anunciar tal estratégia é a britânica Jet2.

Foto de Mark Winterbourne

A Jet2 é uma companhia aérea britânica de baixo-custo, focada no público de turismo, principalmente com destino ao Mar Mediterrâneo e Ilhas Canárias. Hoje, ela é a terceira maior aérea do Reino Unido, ficando apenas atrás da tradicional British Airways e da outra low-cost, a EasyJet. Sua frota é “100%” Boeing, com 90 jatos 737 Next Generation e também o 757.

As aspas acima são porque a empresa opera um jato Airbus A321 alugado, e já teve mais aviões do modelo na frota, mas utiliza este para dar conta da demanda no verão europeu.

Agora, segundo a Reuters, a empresa estaria negociando com a Airbus uma encomenda para dezenas de jatos novos. Apesar de não ter o modelo revelado, a escolha óbvia seria um mix de A320neo e A321neo, substituindo respectivamente os jatos 737 e 757 mais antigos.

Caso essa mudança seja concretizada, a Jet2 tende a reduzir custos operacionais e de treinamento, já que teria pilotos e comissários voando todos os modelos da frota, algo que hoje exige duas habilitações diferentes para os dois modelos Boeing que possui.

Sair da versão mobile