Mala some após voo e passageira a encontra num bloco de apartamentos junto com outras vazias

Uma passageira da United Airlines passou pela desagradável experiência de ter sua mala perdida pela empresa aérea. Apesar disso, ela foi perspicaz e antes da viagem comprou uma Apple AirTag, o que lhe garantiu descobrir não apenas o paradeiro insólito de suas coisas, mas também que a companhia aérea estava mentindo.

A viajante em questão é Valerie Szybala, que contou toda sua história através de publicações no Twitter, praticamente em tempo real. Não apenas o rastreamento de sua mala, mas as conversas com a companhia aérea foram divulgadas online pela mulher.

No final, o mais bizarro foi descobrir que sua mala estava num complexo de apartamentos, onde havia outras malas também “abandonadas” do lado de fora, compondo uma cena rocambolesca.

A United se pronunciou dizendo que o serviço prestado por seu fornecedor de entrega de bagagens não atendeu aos padrões e “estamos investigando o que levou a essa falha.”

.

A história

Em um longo tópico no Twitter, Valerie Szybala compartilhou a jornada que fez enquanto tentava recuperar sua mala perdida. Primeiro, ela inicia a conversa afirmando que a United mentiu para ela sobre a localização de sua mala e que ela tem provas graças ao seu AirTag, um pequeno dispositivo da Apple destinado a rastrear a localização de objetos por GPS. 

O tuite foi visto mais de doze milhões de vezes e gerou muito engajamento na plataforma de mídia social.

Mais tarde, o tópico continua com Valerie afirmando que o representante da United, que a auxiliou via mensagem direta na rede social, parou de responder quando ela pediu detalhes explícitos sobre a política de bagagem perdida da companhia aérea.

O funcionário que atendeu Szybala não foi nada cortês e disse a ela: “acalme-se, sua sacola está no serviço de entrega“. Mas a verdade não era essa. Usando o localizador GPS, ela soube que a mala esteve no mesmo local por dois dias, foi levada até um McDonald’s, pouco antes de retornar ao complexo de apartamentos, em claro sinal de que alguém estava movimentando-a.

Encontrando a bolsa

Mais tarde, a mala foi novamente mostrada em movimento, mas parou em um complexo comercial, onde permaneceu por 30 minutos. Szybala pensou que a bagagem poderia ter saído para entrega a ela, mas ficou rapidamente desapontada quando viu que suas coisas voltaram ao complexo de apartamentos.

Dias depois de rastrear sua bagagem e tentar recuperá-la, Szybala a encontrou. Embora a mala tenha sido recuperada, a estranheza não acabou. De acordo com outro tuite, Szybala foi ao complexo de apartamentos na tentativa de localizar a mala.

Enquanto estava lá, o suspense aumentou depois que ela viu outras malas vazias, colocadas do lado de fora do edifício. Além disso, naquele momento ela recebeu uma mensagem de texto, que achou suspeita, de um funcionário de uma empresa de entregas. 

A mensagem (disponível abaixo) dizia que a mala estava com ele, mas que ele havia sido orientado a entregar a outro passageiro. Quando o erro foi identificado, ele teve que recolher novamente, antes de entregar a ela.

O motorista do carro de entregas apareceu então com a mala e ficou surpreso ao ver uma equipe de reportagem, pensando que estava com problemas, mas Szybala havia chamado a imprensa local para cobrir seu caso.

Ela se disse emocionada por ter sua mala de volta e acrescenta que não acredita no que o motorista lhe disse, bem como ele não explicou por que sua mala passou o fim de semana em um complexo de apartamentos. Também não ficou claro o porquê das outras malas do lado de fora do prédio.

A grande questão que ela colocou é se isso foi um erro honesto ou se havia intenção de roubar a mala, o que não aconteceu após o caso ganhar repercussão.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias