Malásia recupera a Categoria 1 de segurança da aviação, concedida pelos Estados Unidos

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) restaurou a classificação de segurança aérea da Autoridade de Aviação Civil da Malásia (CAAM) para a Categoria 1.

Em 11 de novembro de 2019, a FAA havia emitido um aviso informando que o CAAM não atendia aos padrões de segurança da ICAO e recebeu uma classificação de Categoria 2 devido à deficiência em áreas como conhecimento técnico, treinamento de pessoal, manutenção de registros e procedimentos de inspeção.

Sob a classificação de Categoria 2, a FAA também não permitiu acordos recíprocos de compartilhamento de código entre as companhias aéreas dos EUA e qualquer companhia aérea com sede na Malásia.

Reagindo ao anúncio da FAA, o CEO da Batik Air Malaysia, Comandante Mushafiz Bin Mustafa Bakri, disse: “Um retorno à Categoria 1 é certamente uma boa notícia para as operadoras da Malásia, e isso permite que a Batik Air expanda nossos serviços para novos destinos e, mais importante, garanta as aprovações necessárias mais rapidamente. O retorno à Categoria 1 também significa que a FAA removerá quaisquer preocupações de segurança que possa ter e permitirá que a Malásia aumente seus esforços de turismo, já que os países estão suspendendo as restrições de viagem“. 

As empresas da Malásia passam, portanto, a contar com maior flexibilidade em suas operações aos Estados Unidos, estando livres de alguns pedidos de autorização especiais para voos, bem como podem pedir novas rotas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias