Malha aérea doméstica de agosto chega a 70% do pré-pandemia no Brasil

Aeroporto de Brasília – Imagem: Inframerica

As companhias aéreas nacionais registram, em agosto, o quarto mês consecutivo de crescimento no número de voos domésticos, segundo dados apresentados hoje, 16 de agosto, pela Associação Brasileira das Empresa Aéreas (ABEAR).

Com uma média de partidas diárias de 1.680, o valor equivale a 70% da oferta de voos no início de março de 2020, antes dos severos impactos da pandemia da Covid-19 no setor.

É o segundo melhor desempenho desse indicador desde o início da pandemia, ficando atrás apenas dos 75% de janeiro de 2021, o último mês de crescimento antes da segunda onda da Covid-19. O levantamento ABEAR é baseado em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O gráfico a seguir mostra, nas barras amarelas, a média diária de voos domésticos desde abril de 2020, pior mês para a aviação durante a pandemia. Nas barras azuis, são mostradas as variações em comparação com março de 2020, quando a crise ainda não havia impactado a operação do setor.

Fonte: ABEAR, com dados da ANAC

“Chegamos ao quarto mês consecutivo de crescimento, mostrando que a vacinação contra a Covid-19 está influenciando o crescimento da demanda no setor aéreo. A imunização está avançando, com boa parte dos maiores de 18 anos já imunizados com a primeira dose em diversas localidades. A chegada da vacina para mais públicos é essencial para mantermos essa escalada nos números”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

Informações da ABEAR

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias