Na noite de domingo, o aeroporto internacional de Manaus recebeu a rara visita de uma aeronave Airbus A350 da Luftwaffe, a Força Aérea Alemã. A presença do moderno jato teve por finalidade transportar o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier até a região amazônica, onde visitaria projetos científicos locais.
A visita do político alemão foi informada pelo AEROIN no final de semana e também teve por fim trazê-lo para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.
A chegada da aeronave a Manaus, em sua visita inédita, foi capturada pelo fotógrafo de aviação Guii Spotter. A aeronave tem matrícula 10☩01 e é destinada ao transporte VIP da alta cúpula do governo alemão. No total, a Luftwaffe adquiriu três aeronaves como essa da Airbus.
Em 2 de janeiro, o presidente alemão, acompanhado da Ministra do Meio Ambiente de seu país, Steffi Lemke, visitarão o Amazon Tall Tower Observatory (ATTO), onde se informarão sobre as relações entre o estado da floresta e as mudanças climáticas. No Centro de Monitoramento do Instituto de Proteção Ambiental em Manaus, que monitora o desmatamento em toda a Bacia Amazônica, o presidente terá um panorama dos desafios da proteção ambiental.
A previsão é que o jato retorne para a Europa no dia 3 de janeiro.