Manobra arriscada com monomotor pode ter causado acidente aéreo no Mato Grosso, diz Polícia

Aeronave envolvida no acidente – Imagem: Corpo de Bombeiros do MT

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA e a Polícia Civil/MT realizam investigações relacionadas a queda de um monomotor em Araguainha, Mato Grosso, no último sábado (10). Conforme consta no banco de informações do órgão da FAB, a aeronave experimental Paradise P1 LSA, registrada sob a matrícula PU-VLE, havia decolado às 18h locais (22h UTC) de uma Fazenda localizada a 1.500 metros ao Sul da sede.

A intenção era realizar um voo panorâmico com dois passageiros a bordo. No entanto, durante a tentativa de pouso, próximo à parada da aeronave, o piloto aplicou potência e tentou realizar uma nova decolagem.

Com isso, ocorreu a perda de controle em voo após a saída da aeronave do solo e o impacto ocorreu no prolongamento da área utilizada para a operação, fora do aeródromo. Um passageiro e o piloto sofreram ferimentos graves e o outro ocupante apenas ferimentos leves.

O 6º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), de Brasília, no Distrito Federal, foi acionada para acompanhar e coletar dados no local.

Segundo a Polícia, a principal suspeita a ser averiguada é se houve manobras arriscadas que colocaram a vida dos ocupantes em risco. Após o relatório final do CENIPA, a Polícia Civil dará prosseguimento às investigações em seu âmbito.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias