Márcio França faz primeiro discurso após assumir Ministério dos Portos e Aeroportos

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, disse nesta segunda-feira (3) ser “muito grande” o desafio de aprimorar e ampliar toda a infraestrutura aeroportuária e portuária do Brasil. A declaração ocorreu na tarde desta segunda-feira (2), durante a cerimônia que marcou a transferência de cargo na pasta.

São competências do Ministério de Portos e Aeroportos a formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento do setor de portos, lidar com a política nacional de transportes aquaviário e aeroviário, participar do planejamento estratégico para definir prioridades dos programas de investimentos em transportes aquaviário e aeroviário, em articulação com o Ministério dos Transportes, entre outras funções.

“O desafio que temos nessa área é muito grande, mas a vida está sempre nos desafiando. Agora a tarefa que me foi dada e que eu aceito com muita honra é cuidar desses 35 portos públicos de grande importância estratégica, com 220 terminais portuários de uso privado, 43 estações de transbordo e mais de 342 terminais registrados. Será nossa missão também melhorar as condições e fiscalizar os 503 aeródromos públicos, sendo 65 aeroportos certificados, além de 2786 privados e 1500 helipontos desse imenso país”, destacou o novo ministro, Márcio França.

O ministro

Estiveram presentes no evento o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro dos Transportes, Renan Filho, o ministro emérito da Infraestrutura, Marcelo Sampaio — que passou o cargo a Márcio França –, parlamentares, representantes de empresas e de trabalhadores dos dois modos de transportes e servidores públicos.

Márcio França nasceu em Santos (SP), formou-se em Direito pela Universidade Católica de Santos e trabalhou como oficial de Justiça antes de entrar para a política aos 26 anos como vereador. Por duas vezes, foi prefeito de São Vicente (SP) e cumpriu dois mandatos como deputado federal, tendo sido relator da Lei dos Portos que modernizou a infraestrutura portuária. Também ocupou os cargos de secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e de secretário de Esporte, Lazer e Turismo do estado de São Paulo.

Informações do Ministério da Infraestrutura

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Passageira com 400 itens de venda proibida no Brasil foi presa...

0
A passageira foi presa em flagrante pela Polícia Federal após ação da Receita Federal na manhã da terça-feira no Aeroporto do Rio.