Marinha brasileira finaliza a modernização dos únicos aviões de sua frota

Os únicos aviões da Marinha do Brasil, os caças Douglas A-4 Skyhawk, já estão completamente modernizados e prontos para a nova etapa operacional da força.

Foto da Marinha do Brasil

Os caças A-4 da Marinha do Brasil são os únicos aviões que a Força Naval opera. Comprados do Kuwait no final dos anos 90, este avião de ataque é da época da Guerra do Vietnã e um dos mais versáteis a operar embarcado, dado seu pequeno tamanho e capacidade de ataque ao solo, ideal para dar apoio ao Corpo de Fuzileiros Navais.

Em 2010 se iniciou o programa de modernização, que era para ter durado 5 anos, mas acabou durando 12, se encerrando agora com a entrega da última unidade modernizada, de marca N-1004. Ela foi recebida no início deste mês pela Marinha e agora passa pelos voos de aceitação, segundo os militares revelaram ao portal americano Janes.

O programa de atualização da aeronave inclui a substituição de antigos equipamentos de navegação e comunicação por recursos mais avançados, além da revitalização estrutural para prolongar a utilização dos jatos por aproximadamente mais 10 anos.

Um dos principais recursos de nova geração do AF-1 (A-4) é o radar israelense EL/M 2032, que possui diferentes modos de operação. O equipamento pode realizar buscas ar-ar, ar-mar, ar-solo e navegação, além de ter a capacidade para rastrear 64 alvos marítimos simultaneamente a uma distância de até 256 km (160 milhas) – no modo ar-ar o alcance do radar é de 128 km.

A lista de novos itens no AF-1 ainda inclui aviônicos mais avançados (do tipo glass cockpit) e sistemas de geração elétrica e de oxigênio atualizados. Com essas modernizações, o caça da Marinha pode utilizar mísseis mais avançados e “bombas inteligentes”.

No mês passado um dos caças A-4 visitou Belo Horizonte e causou espanto na população devido o seu alto barulho:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Com chamas no motor direito, Boeing 787 retorna ao aeroporto de...

0
Um Boeing 787-9 Dreamliner da Hainan Airlines, que decolou do aeroporto de Roma em direção a Shenzhen, na China, neste domingo (10)