Marinha do Brasil atinge marco, com manutenção simultânea de 13 aeronaves de todos os tipos da frota

Imagem: Marinha do Brasil

Um importante marco para a Aviação Naval foi atingido pelo Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan), ao ter todos os modelos de aeronaves da Marinha do Brasil (MB) cumprindo simultaneamente manutenção em seus hangares.

Próximo de alcançar sua capacidade máxima, o Grupo atua em 13 aeronaves, cada qual em seu estágio específico de inspeção/manutenção, sendo:

– quatro UH-12 (AS350 Esquilo);

– dois UH-15 (H225M Super Cougar);

– dois IH-6B (Jet Ranger III);

– um AH-11B (Mk21B Wild Lynx);

– um SH-16 (S-70B Seahawk); e

– três AF-1B/C (A-4 Skyhawk).

Imagem: Marinha do Brasil

Enquanto algumas aeronaves estão completamente desmontadas, no “esqueleto” de suas células, outras estão em fase final de testes para disponibilização para a linha de voo, como o caso do IH-6B de registro N-5053 que, após longo período de manutenção geral, encontra-se em condições análogas a uma aeronave recém-fabricada.

A Marinha ressalta que a tripulação do GaerNavMan dedica-se diuturnamente no desenvolvimento de soluções de engenharia, otimização de recursos humanos e materiais a partir do uso comum entre projetos.

Assim, o Grupo de Manutenção contribui sobremaneira para o aumento da disponibilidade dos meios aeronavais, de forma eficiente, promovendo economias relevantes para a MB.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias