Início Aviação Militar

Marinha enviará seu porta-helicópteros com ajuda para o RS

Divulgação – Marinha

A Marinha do Brasil (MB) enviará, nesta quarta-feira (08), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, maior navio da Força Naval, para Rio Grande (RS), aumentando a capacidade de apoio às populações atingidas pelas enchentes e fortes temporais que assolam o estado.

Com organização similiar a uma Operação de Guerra, a MB está mobilizando quatro navios, 20 embarcações, 12 aeronaves e centenas de militares. A situação assemelha-se à resposta dada, em fevereiro do ano passado, aos fortes temporais que assolaram o litoral norte de SP, especialmente em São Sebastião. O esforço feito pela Marinha em SP ficou conhecido como Operação “Abrigo Pelo Mar“.

O A140 Atlântico, que é um porta helicópteros de fabricação inglesa (ex-HMS Ocean) com capacidade para até 18 aeronaves, transportará duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir um total de 20 mil litros de água potável por hora, a fim de suprir parte da demanda das cidades que sofrem com a escassez desde o rompimento das barragens.

Meios Navais:

Além do A140 a Marinha mobiliza também o Navio de Apoio Oceânico “Mearim“ e o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, equipado com três embarcações menores, que seguirão para o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (7); e a Fragata “Defensora”, com partida prevista na quarta-feira (8), transportando doações e suprimentos.

Para auxiliar no resgate às vítimas ilhadas e no transporte de suprimentos pelas vias alagadas, o Atlântico levará oito embarcações de médio e pequeno porte, que, somadas às oito lanchas em uso no estado desde o dia 30 de abril, ampliarão o contingente de meios aquáticos disponibilizados pela MB.

Meios Aeronavais:

O trabalho das equipes de resgate aéreo da Marinha, que salvaram mais de 150 pessoas desde o início da operação, receberá, com a chegada dos navios, reforço de mais 8 helicópteros, além dos 4 já em operação no estado, totalizando 12 aeronaves da MB.

Via Agência Marinha de Notícias

Sair da versão mobile