Por meio de duas aeronaves UH-12 (helicópteros AS350 Esquilo), o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) da Marinha do Brasil (MB) participou da Comissão Aspirantex/2023, no período compreendido entre os dias 16 de janeiro e 1º de fevereiro.
Segundo informou a Marinha, na primeira fase as aeronaves de matrículas N-7085 e N-7088 embarcadas no Navio Doca Multipropósito Bahia (G40) realizaram a Qualificação e Requalificação em Pouso a Bordo (QRPB) dos Oficiais Aviadores Navais do Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) e ainda realizaram transportes administrativos em proveito do Grupo Tarefa.
Depois, na segunda fase, a aeronave de matrícula N-7088 passou a operar a partir da Fragata Defensora (F41). Neste período, foram realizados exercícios de:
– crash no covoo em prol do adestramento da tripulação do Navio;
– QRPB no Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (A140); e
– Cobertura Aérea a evento de Fast Hope com elementos de Operações Especiais embarcados na aeronave.
Durante a Operação, destaca-se o ineditismo da Marinha do Brasil no Recolhimento de Carga no Mar lançada por aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB). A carga foi recolhida pela aeronave N-7088, com apoio de dois Tripulantes Aéreos de Resgate (TAR) e da lancha da F41, e transportada por meio de carga externa (VERTREP) até a Fragata Independência (F44).
“Nesta comissão, o EsqdHU-1 pôde mostrar aos Aspirantes embarcados um pouco do entusiasmo e profissionalismo da Aviação Naval. Ao longo da rotina, foi possível tirar dúvidas sobre a carreira do Aviador Naval e mostrá-los um pouco mais sobre as características das aeronaves do Esquadrão e suas principais tarefas”, finalizou a Marinha.