Durante a Missão Aspirantex-2023, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (NAM-Atlântico) entre os dias 16 e 18 de janeiro, duas aeronaves do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) da Marinha do Brasil (MB) realizaram voos assistidos por Óculos de Visão Noturna (OVN).
A primeira parte da atividade, realizada pela aeronave N-7201, do modelo UH-15 (versão do Airbus H225M Super Cougar), envolveu a Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo a partir de aproximação controlada assistida por OVN.
No dia subsequente, a bordo do helicóptero N-4102, do modelo AH-15B (também versão do H225M), foi executado voo de esclarecimento no exercício de Guerra Antissuperfície (Anti Surface Warfare – ASuW). O treinamento utilizou equipamento de captação de imagens Infra-Vermelho, que compõe o Sistema de Gerenciamento de Dados Táticos de Missão (N-TDMS), permitindo, assim, a busca por alvos de superfície previamente designados.
A Operação de Esclarecimento contou, ainda, com a participação de uma aeronave SH-16 (Sikorsky SH-60 Seahawk) do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1), também a bordo do NAM-Atlântico, e uma aeronave AH-11B (Super Lynx Mk21B), do 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1), a bordo da Fragata Liberal.
Os exercícios, além de permitirem a manutenção do adestramento da tripulação para esse tipo de missão, contribuíram para o incremento da formação profissional marinheira dos aspirantes da Escola Naval, que embarcaram e acompanharam as respectivas atividades.