Máscaras, pneu estourado e saída na pista: o Mayday do 777 da American em Guarulhos

Imagem Exclusiva – AEROIN

O retorno de um Boeing da American Airlines em Guarulhos foi marcado por máscaras caindo, um pouso duro e desembarque na pista. O caso aconteceu nas primeiras horas do dia 23 de janeiro, quando um Boeing 777-300ER da empresa americana tinha decolado de São Paulo para Nova Iorque, cumprindo o voo AA-950.

Em torno de 15 minutos após a decolagem, a aeronave teve um problema de pressurização e as máscaras de oxigênio foram acionadas, caindo do compartimento superior da cabine para utilização dos passageiros.

Logo após, a aeronave iniciou uma descida para 9 mil pés de altitude e retornou para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, realizando duas voltas (órbitas) antes de pousar na pista 28R, acompanhada de caminhões dos bombeiros como mostrado aqui.

Agora, mais detalhes do ocorrido foram revelados. As imagens compartilhadas por Kristian Armbrust com exclusividade ao AEROIN, mostram a aeronave com as máscaras acionadas, o pneu “estourado” e também a saída dos passageiros ainda na pista de táxi.

A esposa de Kristian estava no voo e relatou para ele que o piloto informou o problema de pressurização logo após passarem 10 mil pés de altitude, retornando para Guarulhos em seguida.

Os pneus estouraram no pouso, provavelmente, devido ao fato da aeronave ter realizado a aterrissagem acima do peso ideal, já que não teve tempo para realizar o alijamento do combustível antes de voltar para Guarulhos.

Apesar do susto, nenhum passageiro ficou ferido e o voo foi cancelado. Até o momento de publicação desta reportagem, o jato 777-300ER ainda se encontra em Guarulhos, onde passa por inspeção e manutenção no hangar da American Airlines no aeroporto.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias