Mecânico mostra de pertinho o Boeing 727 da Asas em manutenção num hangar em Brasília

Reprodução Instagram

Um vídeo gravado em Brasília e publicado pelo mecânico Rodrigo Siqueira em seu perfil no Instagram, mostra como está atualmente o Boeing 727-200F da Asas Linhas Aéreas, enquanto passa por uma manutenção pesada no aeroporto internacional da capital federal. Com riqueza de detalhes, é possível ver todas as peças removidas da clássica aeronave de 40 anos de idade, incluindo o trem de pouso.

Inicialmente, quando foi colocado em manutenção, em maio deste ano, eram esperados dois meses até a conclusão. No entanto, esse prazo se aproxima de três meses agora. Pela quantidade de peças que foi removida, é possível inferir que o trabalho despendido na aeronave é igualmente grande.

O vídeo gravado por Siqueira está disponível abaixo.

O jato em questão tem matrícula PR-IOC e foi fabricado em 1982. Antes da Asas, o jato já havia voado por outra empresa aérea brasileira, a RIO Linhas Aéreas. Quando a RIO fechou, o avião foi repassado à custódia da Sideral e ficou armazenado em Curitiba até encontrar um novo destino na Asas.

Enquanto o avião passa pelas mãos de mecânicos, a empresa aérea persegue sua habilitação para operar como companhia de carga. Atualmente, a Asas está na fase 3 do processo de certificação junto à ANAC, de um total de cinco as fases.

O ponto crucial chegará em breve, quando a empresa vai precisar ter o avião disponível para inspeção da agência reguladora e para os voos que antecedem a concessão da outorga para os voos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Sistema de alerta de proximidade com o solo evitou possível colisão...

0
Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o 737-800 fez três aproximações até o pouso. Na primeira, houve arremetida a