Início Variedades

Médico usa um Apple Watch de forma criativa para salvar a vida de uma passageira idosa durante voo

Um profissional de saúde usou de maneira criativa um Apple Watch para salvar uma vida durante voo. No caso do Dr. Rashid Riaz, do Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS), o dispositivo foi a ferramenta que ele precisava para salvar a vida de uma passageira durante um voo no mês de janeiro.

Durante o trajeto, em 9 de janeiro, a mulher, que estava na casa dos 70 anos, apresentou falta de ar, e a tripulação questionou se havia algum profissional de saúde a bordo.

O Dr. Riaz, de 43 anos, ofereceu-se para ajudar. Ele solicitou o dispositivo a um comissário de bordo e conseguiu rastrear os níveis de oxigênio da paciente com funcionalidades do software nativo de monitoramento de saúde do dispositivo.

Riaz sabia que a tecnologia de pulso podia auxiliar ainda mais sua avaliação médica, mas ele não estava usando seu próprio relógio, momento em que requisitou um à equipe de tripulantes.

“O Apple Watch me ajudou a descobrir que a paciente tinha baixa saturação de oxigênio”, explicou o médico, segundo informa a BBC.

Embora a Apple tenha um aviso de que o medidor de níveis de oxigênio no sangue são apenas para “bem-estar” e não para uso médico, eles são suficientemente úteis para trabalhos de campo.

O uso do relógio informou ao médico que ele precisava de oxigênio a bordo para a passageira, e permitiu que continuasse monitorando a saturação de oxigênio dela até que o voo de Birmingham pousasse em Verona, na Itália. O uso do relógio também o tranquilizou de que a aeronave não precisaria desviar a rota.

Usuários de rede social brincaram, dizendo que se o NHS pagasse melhor aos médicos, talvez Riaz não tivesse escolhido um destino servido apenas pela Ryanair (conhecida pelas tarifas de baixo preço).

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile