Menino cruza sete controles de segurança em aeroporto e embarca em avião para o Irã

Um menino de 10 anos conseguiu passar por sete postos de controle de um aeroporto internacional no Iraque e embarcar em uma aeronave de passageiros, sem a passagem, rumo ao Irã. A ocorrência chamou a atenção das autoridades, que agora procuram um responsável pela falha de segurança.

Airbus A321 da Iran Air – Imagem: Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

As autoridades do Aeroporto Internacional de Najaf, no sul do Iraque, anunciaram na última quarta-feira (25) que os procedimentos de segurança do aeroporto serão reconsiderados depois que uma criança de 10 anos cruzou sete pontos de segurança e entrou discretamente em uma aeronave da Iran AIr, que tinha como destino o Irã.

“O incidente aconteceu na noite de segunda-feira. Uma investigação está em andamento para descobrir como o garoto conseguiu entrar no avião da companhia aérea iraniana”, disse o diretor do Aeroporto Internacional de Najaf, Hikmat Ahmed.

“Um comitê investigativo está trabalhando para descobrir a verdade do que aconteceu e, uma vez revelados os resultados da investigação, qualquer pessoa que se revele negligente será punida e demitida”, acrescentou Ahmed. “Assim que as investigações forem concluídas, novos procedimentos serão seguidos para manter a segurança do aeroporto e dos passageiros”, afirmou.

De acordo com o Arab News, uma fonte de segurança comentou que a polícia de Najaf recebeu uma ligação da família do garoto, que mora no bairro próximo ao aeroporto, informando que seu filho estava desaparecido.

“Uma empresa de segurança privada assumiu a responsabilidade pela proteção e segurança do aeroporto desde 2019. A administração do aeroporto será instruída a tomar uma ação contra a empresa de segurança assim que o comitê de investigação concluir seu trabalho”, comentou a Autoridade de Aviação Civil Iraquiana (ICAA).

O Aeroporto Internacional de Najaf é o segundo maior aeroporto do Iraque. Recebe centenas de milhares de visitantes todos os anos. Em 2019, antes da pandemia, o aeroporto recebeu 2,5 milhões de passageiros, segundo estatísticas oficiais.

No Brasil

Em março desde ano, um caso parecido ganhou repercussão no Brasil e também foi repercutido pelo AEROIN, no qual uma criança de nove anos conseguiu passar pelo posto de segurança do Aeroporto de Manaus, e clandestinamente embarcar em um avião da Latam. O pequeno garoto voou para São Paulo sem ser notado.

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias