Mercado de carga para os ATR 72-600 se aquece e três deles serão convertidos em cargueiros

ATR 72 LCD – Imagem: IPR Conversions

A irlandesa ACIA Aero Leasing, fornecedora de serviços regionais de leasing (arrendamento) e gerenciamento de leasing de aeronaves, e a suíça IPR Conversions (IPRC), detentora de um Certificado de Tipo Suplementar (STC – Supplemental Type Certificate) para conversão de aeronaves ATR 42 e ATR 72 em cargueiros, anunciaram um acordo para converter uma frota de três aeronaves ATR 72-600.

Aproveitando o histórico de conversões já feitas na parceria da ACIA com a IPRC em toda a família de aeronaves regionais ATR 72, este novo compromisso envolverá duas conversões ATR 72-600 Large Cargo Door (LCD) e uma ATR 72-600 Bulk Freighter Cargo (BFC).

A versão LCD envolve a instalação de uma grande porta para embarque de cargas volumosas, enquanto a versão BFC não possui tal característica, ficando voltada ao transporte de cargas a granel.

Com acordos em vigor para realizar conversões na Europa, Canadá e EUA, as empresas iniciarão a primeira conversão em janeiro de 2023, com conclusão prevista para junho de 2023. As duas conversões restantes estão previstas para começar ainda no primeiro trimestre de 2023.

“Nos últimos 18 meses, observamos uma escassez de ATR 72-500 de boa qualidade disponíveis para conversão no mercado, enquanto observamos um aumento acentuado na demanda pelo ATR 72-600, nas configurações de LCD e cargueiro a granel. Agora é o momento perfeito para começar a converter aeronaves ATR 72-600”, afirmou o CEO da ACIA Aero Leasing, Mick Mooney.

A empresa já conversa com vários operadores em potencial sobre o arrendamento dessas aeronaves e espera avançar nas discussões para compromissos firmes de arrendamento nos próximos meses.

“O STC da IPRC já cobre a família de aeronaves ATR 42 e ATR 72. Com muitas conversões já concluídas para vários clientes por meio de nossos centros de conversão de parceiros, a próxima conversão da plataforma aprimorada de glass cockpit ATR 72-600, incluindo as integrações de glass cockpit necessárias para a plataforma de cargueiro, é um próximo passo natural para nosso grupo”, comentou Sebastien Cournet, especialista técnico e de conversões da IPRC.

Como parte do programa de conversão, a Empire Aerospace, parceira de longa data do grupo ACIA Aero Capital, foi selecionada para realizar a primeira conversão do ATR 72-600 LCD em suas instalações localizadas no aeroporto Coeur d’Alene, no norte de Idaho, EUA.

Informações da ACIA Aero Leasing

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias