Início Empresas Aéreas

Mercado fica aliviado com pacote mais brando de redução de passagens aéreas

Uma incisão menor do governo no preço das passagens agradou os acionistas das companhias aéreas brasileiras que estão na Bolsa de Valores.

Foto – DepositPhotos

O pacote que pretende reduzir o preço das passagens aéreas foi anunciado ontem pelo Governo Federal junto da Azul, GOL e LATAM. Ele propõe “cotas” com passagens em valores até R$799, valorizando o passageiro que compra com antecedência, ao mesmo tempo que inclui tarifas básicas da venda faltando poucos dias para o voo, deixando apenas tarifas flexíveis e mais completas.

Desde que a passagem aérea começou a impactar de forma relevante a inflação no Brasil, o Planalto tem feito uma força-tarefa para tentar reduzir o preço do bilhete e o mercado financeiro esperava uma decisão mais dura do governo ainda que respeitando a liberdade econômica, previsto em lei para o setor aeronáutico.

Em fala à Nasdaq, a Genial Investimentos diz que a percepção é que os investidores “esperavam algo pior e que as cotas não devem mudar a percentagem de lucro das aéreas”. Reflexo disso foi na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, onde a Azul registrou alta de 4% e a GOL atingiu 3%. A LATAM não é listada.

Já o BTG Pactual vê que, apesar dos CEO das três maiores aéreas afirmarem que a passagem deve baixar com expansão da oferta de assentos (algo já anunciado anteriormente por todas as companhias), a demanda continua estável e crescente, indicando que a demanda irá acompanhar o incremento na oferta e, logo, não deverá ser visto uma grande diferença no preço dos bilhetes em 2024.

No primeiro mês do ano que vem, o governo deve finalmente lançar o Voa Brasil, que é uma outra medida para redução de preços. Desta vez será direcionados a aposentados e pensionistas, com tarifas de R$200 para assentos vazios em voos.

A dinâmica de funcionamento do Voa Brasil ainda não foi apresentada e existe um temor que seja similar à dos ônibus interestaduais: servindo apenas algumas rotas, com pouca disponibilidade e sendo burocrático para comprar.

Sair da versão mobile