Início Acidentes e Incidentes

Mesmo A350 da British danificado pela Airbus sofre pouso duro 1 mês após entrar em operação

Para quem acredita em sina, a mais nova aeronave Airbus A350-1000 da British Airways parece começar a preencher os requisitos para ser considerada de má sorte, com um incidente apenas 1 mês após entrar em operação.

Avião Airbus A350-1000 British Airways
Airbus A350-1000 da British – Imagem: Eurospot

Entenda o incidente

O Airbus A350-1000 da British Airways, com o registro G-XWBD, executava o voo BA-163 de Londres-Heathrow para Tel Aviv (Israel), quando sofreu um “hard landing” (pouso duro) ao tocar o solo na pista 12 de Tel Aviv às 05:30 da manhã do dia 20.

A aeronave concluiu seu pouso sem maiores consequências e taxiou para o pátio, porém uma inspeção local no destino não foi suficiente para liberar a aeronave imediatamente para o retorno aos voos comerciais.

Dados meteorológicos do aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, indicam que havia chuva e ventos de 11 nós no momento da aproximação, mas outras circunstâncias que levaram ao pouso duro ainda não se tornaram claras.

A companhia aérea declarou que “Depois que nossa aeronave sofreu um pouso forçado em Tel Aviv, nossos engenheiros altamente qualificados verificaram a aeronave e, desde então, ela voltou para Heathrow”.

Histórico conturbado

O A350 sofreu o incidente em Tel Aviv menos de 1 mês após ser entregue à British Airways em 23 de dezembro. Após o pouso duro no último dia 20, ele efetuou o voo de translado de volta a Heathrow em 21 de janeiro e deve voltar a operar em 23 de janeiro, segundo informações do Flight Global.

Mas, curiosamente, a entrega original da aeronave à British no ano passado foi atrasada. O G-XWBD foi danificado em um incidente durante a conclusão da pintura da aeronave nas instalações de produção da Airbus em Toulouse. Confira os detalhes na matéria a seguir:

Sair da versão mobile