Mesmo ATR-72 da Azul volta a ter problemas no outro motor após 6 dias

ATR-72 da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido no incidente

No último dia 1º de dezembro, um ATR-72 da Azul Linhas Aéreas decolou para realizar um voo de passageiros, mas precisou retornar ao aeroporto de origem após um dos motores apresentar oscilações de parâmetros.

Após cerca de uma semana desde o incidente, a mesma aeronave sofreu uma nova falha, dessa vez no outro motor, também logo após a decolagem, conforme indica o sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

O ATR-72 registrado sob a matrícula PR-AQP apresentou a segunda pane quando estava realizando um voo entre as cidades de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e Confins, em Minas Gerais, no dia 7 de dezembro.

De acordo com o CENIPA e com dados das plataformas de rastreamento online de voos, a aeronave que cumpria o voo AD-9169 decolou do Aeroporto de São José do Rio Preto por volta das 16h43 (horário local) transportando 52 passageiros e 4 tripulantes, entretanto, durante seus primeiros minutos de voo, os pilotos identificaram uma falha no motor #2 (lado direito), parando a subida a 9.350 pés (cerca de 2,85 km) de altitude.

Diante da situação, eles iniciaram os procedimentos previstos nos manuais e checklist do ATR e chegaram à conclusão que o mais adequado seria retornar ao aeroporto de origem. Não é possível afirmar se houve apagamento ou corte do referido motor em voo.

Abaixo é possível ver os dados e trajetória do voo em questão. A aeronave ainda realizou uma volta na aproximação antes de seguir definitivamente para o aeroporto:

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FlightRadar24

Após cerca de 20 minutos desde a decolagem, a aeronave envolvida no incidente pousou no aeroporto de origem seguramente e sem novas intercorrências.

Vale destacar aqui que o incidente ocorrido no dia 1º de dezembro com o ATR-72 foi devido a uma oscilação de potência no motor #1, e o incidente no último dia 7 foi uma falha no motor #2. Embora o CENIPA não detalhe quais foram estas falhas, não é possível afirmar que as duas ocorrências tenham alguma relação.

Para relembrar mais detalhes do último incidente com o PR-AQP, basta clicar aqui ou no título abaixo:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias