Mesmo Boeing 787 tem problemas hidráulicos e precisa voltar para a origem duas vezes

Boeing 787-9 da Air France – Imagem: Alan Wilson / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Um Boeing 787-9 da Air France precisou retornar duas vezes ao aeroporto de origem, após sofrer uma falha hidráulica durante um voo de passageiros. O incidente foi registrado na última sexta-feira (10).

A primeira ocorrência ocorreu quando a aeronave, registrada sob a matrícula F-HRBA, estava realizando o voo AF-864 de Paris para a Cidade do Cabo, conforme apontam os dados do The Aviation Herald. Após a decolagem do Aeroporto Charles de Gaulle, durante a fase de subida, a aeronave apresentou problemas hidráulicos que levaram os pilotos a pararem a subida a 22 mil pés (6,71 km) de altitude, em um local cerca de 240 quilômetros ao sul de Paris.

Conforme visto na imagem abaixo, a aeronave retornou ao aeroporto de origem após 1 hora e 36 minutos de voo, onde realizou o pouso sem intercorrências. Um Boeing 787-9 substituto com registro F-HRBF partiu de Paris cerca de 11 horas depois e chegou à Cidade do Cabo com um atraso de 12h20.

Imagem: RadarBox

Segundo problema

O jato permaneceu no solo por cerca de 30 horas, sendo colocado novamente em operação no último sábado (11), quando decolou de Paris no voo AF-268, desta vez, com destino a Male, nas Maldivas.

Após a decolagem, novamente, apresentou problemas hidráulicos que levaram a tripulação a parar a subida quando a 27 mil pés (8,23 km) de altitude. Diante da anormalidade, os pilotos retornaram ao aeroporto de origem e pousaram após 1 hora e 55 minutos de voo.

Dados da plataforma RadarBox ilustram a trajetória da aeronave envolvida no incidente. Conforme pode ser analisado abaixo, os pilotos realizaram algumas órbitas de espera entre Metz e Nancy, ainda na França. A aeronave permanece no solo desde então, sem previsão de novos voos.

Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Macaé recebe Programa Sirius do DECEA para melhoria na navegação aérea...

0
O principal objetivo é aprimorar os serviços de navegação aérea nas bacias petrolíferas, especialmente nas Bacias de Santos e Espírito Santo.