Início Aviação Militar

Mesmo com céu aberto, Rússia cancela desfile aéreo do Dia da Vitória alegando tempo ruim

Após muitos treinos e manobras ensaiadas, o desfile aéreo da mais esperada celebração do Dia do Vitória da Rússia foi cancelada.

Treinamento para o Desfile Aéreo © Grigory Dukor/TASS

As promessas para o Dia da Vitória, quando os russos celebram a vitória sobre os nazistas em 1945, eram grandes, já que a Rússia está no foco das atenções mundiais após ter invadido a Ucrânia.

Enquanto a campanha russa na Ucrânia tem sido conturbada, sem domínio absoluto do espaço aéreo e com o país invadido ainda recebendo armas enviadas pelos vizinhos, a parada do Dia da Vitória seria uma das poucas celebrações que a Rússia teria nas últimas semanas.

Desfile Aéreo de 2010, com tempo bem pior que hoje | Foto de Leonid Faerberg (transport-photo.com), GFDL 1.2, via Wikimedia

Além dos vários tanques, sistemas de mísseis e blindados desfilando na Praça Vermelha, também era esperado que houvesse um grande desfile aéreo, com várias aeronaves, desde caças e helicópteros, a aeronaves emblemáticas como o ‘Avião do Dia do Apocalipse‘.

No entanto, na última hora, a parte aérea da celebração não ocorreu, já que o tempo não teria colaborado, segundo informou o diplomata russo Dmitry Peskov ao jornal estatal RIA Novosti.

No entanto, o mais curioso é que imagens do próprio governo russo mostram que o tempo estava bom em Moscou, com algumas nuvens, mas sem compor um céu totalmente encoberto ou com formações em baixa altura. Em algumas fotos, o presidente Vladimir Putin aparece com o sol batendo em seu rosto.

Por conta disso, e como não poderia ser diferente, vários rumores começaram a surgir quando ao cancelamento do Desfile Aéreo do Dia da Vitória, gerando mil contrapontos possíveis para a justificativa oficial do governo russo.

Sair da versão mobile